quarta-feira, 28 de julho de 2021

Empresários outra vez à espera do Conselho de Ministros de amanhã

A reunião de ontem do Infarmed deixou a porta aberta para o Conselho de Ministros anunciar na próxima quinta-feira (amanhã) novas medidas para mais uma fase de desconfinamento - que podem passar sobretudo pelo alargamento do horário para o funcionamento da restauração e para a realização de espectáculos culturais.

Contrariamente ao que têm afirmado alguns responsáveis do sector tauromáquico, não se verifica por parte do Governo qualquer discriminação em relação à Tauromaquia e isso está bem provado com as recentes corridas que se realizaram em Moura (duas), em Estremoz e no último sábado em Évora.

O que existe, isso sim, é a proibição de realizar corridas de toiros em concelhos de risco elevado e muito elevado - uma medida que se espera venha agora a ser levantada pelo Conselho de Ministros, que pode decretar a obrigatoriedade de testes covid ou apresentação do certificado de vacinação para se ter acesso aos recintos e aos respectivos espectáculos.

Para já, estão certas as corridas anunciadas para sábado nas praças de Salvaterra de Magos e de Amieira (Portel), visto não serem concelhos de risco. Quanto às corridas agendadas para sexta-feira em Paio Pires (Seixal) e Caldas da Rainha (concelhos de alto risco), paira ainda a incerteza - que só amanhã, na véspera das suas realizações, será dissipada.

Também amanhã, conforme as resoluções tomadas em Conselho de Ministros, se poderá ter a certeza da realização da corrida de 5 de Agosto em Lisboa, que abre a temporada do Campo Pequeno.

Foto M. Alvarenga