quinta-feira, 29 de julho de 2021

Governo anunciou novas medidas de "abertura"

Governo anunciou as novas medidas de desconfinamento, das quais a mais relevante para os aficionados diz respeito aos espectáculos culturais (onde se integram as corridas de toiros, a menos que venha a haver discriminação...) já poderem ter a partir de domingo, 1 de Agosto, 66% da lotação dos recintos ocupada.

Voltam também os horários normais: comércio, restauração e espectáculos culturais já só têm que encerrar às duas da manhã, permanecendo em vigor as regras de segurança da DGS (uso de máscaras, distanciamento social, etc.) - o que permite ao Campo Pequeno e a outras praças com corridas nocturnas retomar os horários artigos e tradicionais.

Foi também anunciada a obrigatoriedade de apresentar teste negativo ou certificado de vacinação em eventos culturais e desportivos com mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 (em ambiente fechado) - de onde se depreende que, como já era prevista, esta exigência de aplicará ao público frequentador das praças de toiros.

O Governo anunciou ainda que no início de Setembro, com a previsão de termos 70% da população vacinada, deixará de ser obrigatório o uso de máscara na via pública e os espectáculos culturais poderão já proporcionar aos espectadores a utilização de 75% dos recintos.

Numa terceira fase, com 85% da população vacinada, prevista para Outubro, reabrirão finalmente os bares e as discotecas, que por enquanto permanecem encerrados, com obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinas ou teste negativo a todos os frequentadores. Nessa altura terminará também o limite de lotações nos espectáculos e o limite de pessoas por grupo nos restaurantes.

O primeiro-ministro António Costa sublinhou que "o vírus permanece activo e em mutação" e que por isso mesmo "devemos todos continuar a manter a disciplina", frisando contudo que "se for necessário, em função da evolução da pandemia, poderemos mesmo ter que parar ou recuar, mas esperemos que isso não aconteça".

Resta agora aguardar pela publicação no Diário da República das resoluções hoje aprovadas em Conselho de Ministros para confirmar se as novas medidas anunciadas para os espectáculos culturais também abrangem o sector tauromáquico - ou se, pelo contrário, haverá mesmo a discriminação de que tanto se falou...

Foto D.R.