segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Autárquicas: foram corridos os que queriam acabar com as touradas no Campo Pequeno!



Miguel Alvarenga - Ao contrário do que ditavam as sondagens (as empresas que as fazem foram também as grandes derrotadas deste acto eleitoral), Carlos Moedas ganhou a Câmara de Lisboa e acabou de vez com o reinado das ciclovias do socialista Fernando Medina (foto de cima), o político que queria acabar com as touradas no Campo Pequeno e o deixara bem explícito no programa eleitoral que apresentou conjuntamente com o partido Livre.

Também outros partidos anti-taurinos sofreram ontem em Lisboa (e no resto do país) amargos resultados: o PAN perdeu votos na capital e perdeu um deputado municipal; o Bloco de Esquerda perdeu também votos em Lisboa e não manteve a maioria de vereadores que tinha em várias autarquias do país. Foram por água abaixo...

Havia, sobretudo pelo partido Chega de André Ventura, vários candidatos ligados ao meio tauromáquico, a diversas Câmaras do país, tendo sido o antigo novilheiro e ganadeiro João Augusto Moura aquele que mais votos obteve (7,13%) - em Monforte.

Pedro Pinto, candidato em Beja, obteve 5,44%; Mané Romão Tavares, 3,27% em Alter do Chão; e Luis Lupi, 1,95% em Portalegre.

O empresário tauromáquico e antigo forcado Paulo Pessoa de Carvalho, candidato à presidência da Câmara das Caldas da Rainha pela coligação do CDS-PP com o PPM, o Movimento Partido da Terra e o Movimento Nós Cidadãos, obteve um resultado de 2,82%.

A maior vitória de algum candidato do meio taurino nas eleições autárquicas de ontem foi a de João Heitor (foto de baixo), antigo forcado dos Amadores do Aposento da Moita, que é agora o novo presidente da Câmara do Cartaxo. Eleito pelo PSD, o antigo forcado (que se destacou sobretudo como primeiro ajuda no grupo) derrotou Pedro Ribeiro, candidato do PS (por acaso, também aficionado e apoiante da tauromaquia), que obteve 29,03% dos votos.

Fotos M. Alvarenga e D.R.