domingo, 26 de setembro de 2021

Telles e Graves triunfaram ontem em Santarém

Miguel AlvarengaImbatível, com armas (uma quadra magnífica), argumentos e moral em temporada de plena consagração, João Ribeiro Telles saíu ontem em triunfo da Monumental de Santarém no mano-a-mano (não previsto, mas imposto pelas lesões que impossibilitaram Moura Jr. de actuar) com o Maestro João Moura.

Corrida séria, difícil e agressiva do Dr. António Silva, a primar pela mansidão. Toiros muito bem apresentados, a impor seriedade, de que se destacou apenas com alguma qualidade de lide o primeiro. Os restantes foram toiros sérios, exigentes, mas a primar pela mansidão e que não deram grandes opções.

João Telles está num momento único e preparado para tudo. Ontem saíu por cima com um sucesso importante e que o consagra já como máximo triunfador desta temporada.

João Moura exibiu a sua eterna maestria, mas não pôde repetir os últimos triunfos alcançados. De modo algum defraudou as expectativas dos muitos aficionados que quase encheram a lotação permitida (50%) da Monumental "Celestino Graça", mas ontem "guerreava" com um jovem na plenitude da sua carreira e que vive um momento completamente imbatível. Mesmo assim, o seu público de Santarém, praça de tantas apoteoses para o Maestro, não lhe regateou aplausos.

Os valorosos forcados Amadores de Santarém não tiveram tarefa fácil frente aos duríssimos toiros da ganadaria Dr. António Silva. O grupo vive um momento de renovação e a realidade é que tem fantásticos forcados de cara, mas peca por alguma falta de rigor e mesmo de experiência nas ajudas.

Os triunfos maiores foram dos primos Grave. Um pegão do cabo João Grave ao primeiro toiro da tarde e outro - enorme! - do jovem Joaquim Grave (filho do antigo cabo Carlos Grave) ao último, as duas únicas pegas da tarde consumadas à primeira tentativa. 

António Taurino (à quarta e que saíu lesionado num braço), José Fialho (à terceira, na sua primeira tentativa, a dobrar António Goes, que se lesionou após duas tentativas), Francisco Graciosa (à terceira) e Salvador Ribeiro de Almeida (à segunda, com uma ajuda portentosa de Manuel Lopo de Carvalho) foram os autores das quatro outras pegas. Rijas, valentes, emotivas.

A corrida foi dirigida com acerto, competência e aficion, pelo antigo e recordado forcado Marco Cardoso, que esteve assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz - dupla que volta a dirigir a corrida desta tarde em Santarém.

Ao início da corrida, nos corredores da Monumental, prestou-se homenagem à memória do nosso querido Carlos Empis. Rosarinho, sua viúva, foi brindada por João Telles. E Francisco Empis, seu filho, recebeu o brinde do cabo João Grave, que dedicou toda a actuação do grupo na tarde de ontem à memória do antigo cabo.

Mais logo, voltarei aqui para analisar em detalhe a corrida e vos trazer as fotos das sequências das seis pegas, dos melhores momentos de Moura e de Telles e também dos muitos Famosos que ontem estiveram na "Celestino Graça".

Era a Corrida da CAP, mas não houve nenhum artista que se lembrasse de fazer um brinde ao presidente Eduardo Oliveira e Sousa ou ao secretário-geral Luis Mira. Esquecimento lamentável.

Fotos M. Alvarenga

João Moura impôs a sua eterna maestria na lide de três
complicados toiros da ganadaria Silva, sem conseguir ontem
repetir os triunfos com que tem sido marcada a sua temporada

Num momento completamente imbatível, João Telles 
esteve em plano de triunfo e já não restam dúvidas de que 
é, na realidade, o grande triunfador desta temporada
O consagrado Grupo de Santarém não teve ontem a vida
facilitada frente aos duros toiros da ganadaria Silva. Os
triunfos maiores foram alcançados pelos primos João Grave
(cabo) e Joaquim Grave, nas duas únicas pegas à primeira
Amadores de Santarém brindaram ontem a sua actuação a
Francisco Empis e à memória de seu pai, o nosso querido e
saudoso Carlos Empis
Lesionado por queda esta semana na sua herdade, João Moura Jr.
não pôde ontem disputar o tão esperado mano-a-mano com
João Telles. Assistiu à corrida numa barreira e foi brindado 
por seu pai (que o substituiu) e também por Telles