terça-feira, 28 de setembro de 2021

Forcados Académicos de Coimbra estreiam-se esta 6ª feira no Campo Pequeno

Depois de muitos anos injustiçado e posto à margem, apesar de ser um dos grupos mais antigos do país e de onde sairam grandes forcados para as maiores formações nacionais da arte de pegar toiros, o grupo de forcados Amadores Académicos de Coimbra foi este ano finalmente aceite no seio da Associação Nacional de Grupos de Forcados e na próxima sexta-feira 1 de Outubro vai fazer a sua estreia na praça do Campo Pequeno num dos maiores cartéis da temporada, repartindo praça, num concurso de pegas, com os Amadores de Arronches e os Amadores de Monforte.

Em vésperas do grande acontecimento, aqui ficam as palavras do cabo Ricardo Marques (foto) sobre o debute na primeira praça do país do seu grupo das jaquetas azuis:

"Ir a Lisboa para pegar na praça de toiros do Campo Pequeno é o concretizar de um sonho antigo: um sonho meu, um sonho nosso, um sonho de muitos que por cá passaram, um sonho de alguns que já partiram e nunca o viram realizado. 


"Viveremos um dia de encontros de gerações dos homens dos Académicos de Coimbra, um dia em que todos farão questão de estar presentes.


"Estaremos na primeira praça do nosso país, no palco onde todos os artistas desejam estar. É uma corrida de muita responsabilidade. Será uma noite de toiros que ficará para sempre gravada a ouro nas páginas da história do nosso Grupo.


"No próximo dia 1 de Outubro, a cidade de Coimbra apresentar-se-á em força na praça da capital que, pela primeira vez, verá entrar pelas suas portas Jaquetas Azuis e Capas Negras, envergadas por rapazes carregados de sonhos por cumprir.


Que se cumpram sonhos e se façam homens felizes!”


Ricardo Marques


Fotos D.R. e Fernando Clemente