sábado, 25 de setembro de 2021

Maestro Moura e João Telles mano-a-mano hoje em Santarém na Corrida da CAP

O Maestro João Moura e aquele que é o mais sério candidato ao trono de triunfador desta temporada, João Ribeiro Telles, toureiam esta tarde mano-a-mano na Monumental de Santarém na primeira das duas grandes corridas da magnífica Feira de Outono - que é a corrida da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Lidam-se toiros da séria ganadaria Dr. António Silva e pega em solitário o glorioso grupo de forcados Amadores de Santarém, capitaneado por João Grave.

A corrida inicia-se às 17h00, mas as portas da praça "Celestino Graça" vão abrir às 15h15 para evitar grandes filas e aglomerações. É obrigatório apresentar à entrada teste covid negativo ou o certificado de vacinação actualizado.

A primeira Corrida da CAP, nos anos difíceis de 70, que esgotou a Monumental de Santarém e de que recordamos em cima o cartaz, realizou-se a 24 de Outubro de 1976 e teve cartel composto pelos cavaleiros Dr. Fernando Salgueiro, David Ribeiro Telles, José Samuel Lupi, Gustavo Zenkl, Sommer de Andrade e João Moura, ao tempo anunciado como "o menino prodígio do toureio equestre".

Esta primeira corrida foi organizada pelo então secretário-geral da CAP, José Manuel Casqueiro, conjuntamente com a comissão da Santa Casa da Misericórdia que então geria a praça "Celestino Graça".

Pegaram os forcados de Santarém e de Évora, então comandados por José Manuel Souto Barreiros e João Nunes Patinhas. Lidaram-se toiros gentilmente oferecidos pelas ganadarias Pinto Barreiros, Ortigão Costa, Manuel Coimbra, José InfanteFrancisco Goes, Tomás da Costa e Sommer de Andrade.

Fotos D.R.