sábado, 20 de novembro de 2021

Pedro Marques - o Homem do Ano!



Já iremos, mais adiante, aos balanços desta segunda temporada da pandemia, que em terras de Portugal atingiu picos de grande esplendor, com praças que registaram as lotações permitidas cheias e triunfos repartidos por inúmeros cavaleiros, matadores, novilheiros e grupos de forcados, bem como ganadarias, a provar que a tauromaquia continua em grande, apesar de toda a contestação de que continua a ser alvo.

Para já e porque consideramos ser de toda a justiça, elegemos o Homem do Ano no mundo tauromáquico: Pedro Marques! E explicamos por quê.

Médico dentista, aficionado de primeira, Pedro Jorge Marques ficou conhecido nos últimos anos como o maior amigo do génio do toureio a pé, Morante de la Puebla, por cuja arte se encantou quando era ainda miúdo, conseguindo, através das redes sociais, chegar à fala com o seu ídolo, acabando por tornar-se o seu grande amigo, o seu braço-direito e hoje o seu apoderado.

Pedro Marques foi o grande estratego da brilhante e memorável campanha de Morante de la Puebla nesta temporada de 2021, de que se sagrou máximo triunfador em toda a Espanha e líder do escalafón, enfrentando todos os encastes, lidando todos os toiros, pisando todas as praças.

É óbvio e é justo que se destaque que, como é natural, o valor maior coube ao génio Morante, que foi quem se pôs diante dos toiros e quem escreveu este ano a mais fantástica das páginas da História da Tauromaquia. Mas a realidade é que por detrás de um grande Toureiro está sempre um grande Apoderado. E esse foi o português Pedro Marques, já louvado, laureado e aclamado pela imprensa espanhola. E que agora enaltecemos, elegendo-o como o Homem do Ano no mundo da tauromaquia.

Não lha vamos dar um troféu - porque há já alguns anos que o deixámos de fazer, desde que começaram a proliferar por aí, a torto e a direito, prémios e mais prémios aos designados triunfadores de cada temporada...

Mas vamos registar aqui o seu trabalho, a sua entrega, todo o seu empenho e a grande e fantástica estratégia que ousou delinear e com a qual colocou Morante no pódio do toureio mundial.

Destaque ainda para as duas inesquecíveis presenças do Maestro em arenas de Portugal: em Setembro na Feira da Moita (onde, inexplicavelmente, ficou deserto o prémio para a melhor faena...) e em Outubro no festival da Chamusca, por ele organizado, em homenagem à memória do eterno Ricardo Chibanga.

Pedro Marques merece esta honraria e muitas mais. Já era um grande amigo e um fiel braço-direito de Morante de la Puebla. Revelou-se agora um apoderado exemplar. E marcou a diferença em Espanha, país de grandes e históricos apoderados - de que ele foi o primeiro dos primeiros!

Fotos M. Alvarenga, Juanfran e D.R.

Pedro Marques e Morante no Museu Taurino do Campo
Pequeno junto ao traje de luces oferecido pelo Maestro

Os dois no Santuário de Fátima
Na Quinta da Broa, do ilustre ganadeiro Manuel Veiga, no
dia do recente festival taurino na Chamusca