terça-feira, 23 de novembro de 2021

Revista "Más Recuerdos" evoca o ano em que Jesulín de Ubrique se consagrou como "o toureiro das mulheres"

A revista espanhola "Más Recuerdos", publicação mensal dirigida pelo jornalista José Iserte que nos recorda toda a actualidade de anos passados, dedica a sua edição nº 33 deste mês de Novembro a 1994 e evoca a época em que o matador de toiros Jesulín de Ubrique se consagrou como "o toureiro das mulheres".

Numa extensa e muito ilustrada reportagem de seis páginas, a revista recorda o ano de 1994, em que Jesulín de Ubrique, quatro anos depois da sua alternativa, ultrapassou o recorde do mítico Manuel Benítez "El Cordobés" classificando-se no primeiro lugar do escalafón com 153 corridas toureadas e 347 orelhas cortadas, temporada histórica em que cortou um rabo a um toiro de Osborne na Feira de Pamplona.

Não contente com esse recorde, na tarde de 7 de Outubro toureou seis toiros na praça de Aranjuez numa corrida de entrada gratuita só para mulheres - assistiram mais de 9 mil fãs do toureiro de todas as idades em verdadeira loucura nas bancadas (fotos de cima). A corrida, que ficou na História, foi transmitida em directo pela Antena 3.

"Va por ellas" era o lema dessa corrida. Jesulín justificou na altura esta sua iniciativa por considerar que a mulher "é o ser mais bonito que Deus inventou".

Fotos D.R./"Más Recuerdos"