sábado, 27 de novembro de 2021

Jantar da Tertúlia "Festa Brava" constituiu importante jornada em prol da Tauromaquia

Constituiu uma importante jornada em prol da Tauromaquia o jantar de entrega de troféus aos triunfadores da temporada pela Tertúlia "Festa Brava", uma das mais antigas instituições tauromáquicas nacionais, celebrado ontem no Restaurante "Oficina dos Sabores" em Aveiras de Cima - a que se vai seguir já esta noite a Gala da Tauromaquia no Restaurante/Discoteca "Kais" em Lisboa.

A presença de diversos políticos, como anteriormente noticiámos, honrou o mundo tauromáquico e constituiu o reconhecimento pelas louváveis e importantes posições que todos eles assumiram, ao longo dos anos, em defesa da Festa Brava. Foi uma presença importante e significativa da classe política, como salientou o empresário Luis Miguel Pombeiro no momento em que a sua empresa Ovação e Palmas era premiada como a melhor da temporada.

Embora não estivesse previamente anunciado, a Tertúlia "Festa Brava" distinguiu, para além dos triunfadores do ano, o Maestro Vitor Mendes pelos seus 40 anos de alternativa, tendo o discurso do famoso matador sido um dos mais aplaudidos da noite.

Outra figura aclamada no jantar foi o cavaleiro João Salgueiro, que acompanhava o seu filho João Salgueiro da Costa, premiado como melhor cavaleiro da temporada. O matador "Juanito", igualmente galardoado, disse mesmo que Salgueiro foi na sua juventude um dos seus grandes ídolos das arenas, pelo que lhe dedicou o seu troféu.

Ontem foram galardoados o cavaleiro Salgueiro da Costa, o matador João Silva "Juanito", o cavaleiro praticante Joaquim Brito Paes, o novilheiro Diogo Peseiro, o bandarilheiro João Ferreira, o grupo de forcados Amadores de Alcochete, o forcado David Solo (dos Amadores da Moita), a empresa Ovação e Palmas, a ganadaria Murteira Grave e também a ganadaria São Torcato (melhor toiro).

Todos os premiados marcaram presença no jantar, à excepção do ganadeiro Joaquim Alves (São Torcato), por na véspera ter contraído covid-19 (o seu estado não é preocupante, graças a Deus), pelo que o prémio foi entregue ao seu amigo e antigo forcado José J. Pereira.

A "Festa Brava" distinguiu ainda o novilheiro João D'Alva e o cavaleiro amador Lourenço Malheiro (triunfadores do ciclo de novilhadas que em Maio se realizou na Azambuja), bem como os três grupos de forcados que este ano celebraram o 50º aniversário da sua fundação: Amadores de Alcochete, Amadores de Coruche e Real Grupo de Moura.

Como anteriormente referimos, foram distinguidos com Menções Honrosas os políticos Telmo Correia, Fernanda Velez, João Manuel Dias, Luis David Testa e Luis Manuel Abreu de Sousa - que têm defendido sem complexos a Festa Brava e as tradições nacionais.

Nota da Redacção - Em princípio e por respeito pelos nossos leitores, não é hábito o "Farpas" publicar fotos com a marca de água (letras em cima das imagens) dos sites dos seus autores. Abrimos aqui uma excepção por também apoiarmos a campanha do nosso querido amigo e repórter fotográfico Fernando Clemente, que está a promover uma campanha solidária a favor do Instituto Português de Oncologia e pretende vender as suas fotos para que as receitas revertam a favor dessa importante instituição, pelo que as publica com a marca de água, evitando dessa forma que as mesmas sejam utilizadas e obrigando os interessados a comprá-las. Agradecemos a compreensão de todos.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com

José Macedo Tomás, cabo do GFA de Coruche, com o deputado
centrista Telmo Correia

"Juanito" (melhor matador do ano) com Rui Casqueiro,
presidente da Tertúlia "Festa Brava", e sua Mulher, Isabel
Nolasco
A deputada social-democrata Fernanda Velez entregou ao cabo
Nuno Santana o prémio que consagrou o GFA de Alcochete
como melhor grupo de forcados do ano
O Maestro Vitor Mendes entregou a Diogo Peseiro o prémio
que o distinguiu como melhor novilheiro da temporada
Maestro Vitor Mendes homenageado pelos seus 40 anos de
alternativa - e de glória maior nas arenas de todo o mundo.
Prémio entregue pelo histórico autarca de Barrancos António
Pica Tereno
Presidente da Tertúlia "Festa Brava" entregou a Salgueiro
da Costa o troféu de melhor cavaleiro da temporada
Joaquim Brito Paes (melhor cavaleiro praticante) recebeu o
prémio das mãos do famoso cavaleiro João Salgueiro
Marco Gomes entregou a João D'Alva o prémio que o
distinguiu como triunfador do ciclo de novilhadas de Maio
na praça da Azambuja