segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Villanueva de los Infantes recorda José Mata no 50º aniversário da sua morte nesta praça

Em Villanueva de los Infantes (Ciudad Real) terá lugar no próximo domingo 28 de Novembro um acto de homenagem à memória do matador de toiros José Mata, por ocasião do 50º aniversário da sua colhida mortal, sofrida na corrida de inauguração da praça de toiros desta localidade espanhola.

Natural de Garafia (La Palma, Canárias), José Mata debutou com picadores em Orduña (Viscaya) em 24 de Junho de 1960 e recebeu a alternativa em Benidorm a 8 de Agosto de 1965 das mãos de Manuel Benítez "El Cordobés", com o testemunho de Manuel Herrero, confirmando-a a 12 de Outubro desse mesmo ano na Monumental de Las Ventas, em Madrid, apadrinhado por Andrés Vásquez e com Enrique Trujillo como testemunha.

José Mata foi mortalmente colhido pelo toiro "Cascabel" da ganadaria de Luis Frías na tarde de 25 de Julho de 1971 em Villanueva de los Infantes, na corrida de inauguração desta praça, onde actuava, por ironia do destino, a substituir Juan Calero, que se lesionara dias antes. Completavam o cartel dessa fatídica corrida os matadores Francisco Ceballos e "Carnicerito de Úbeda".

O toureiro sofreu uma gravíssima cornada na coxa direita com rotura da femoral, acabando por morrer dois dias depois no Sanatório dos Toureiros em Madrid.

Um ano antes, a 12 de Outubro de 1970, encerrara.se na Monumental de Madrid com seis toiros da ganadaria Conde de la Maza.

No próximo domingo, em Villanueva de los Infantes, a homenagem a José Mata vai ter lugar no Palácio de Melgarejo com um colóquio em que participarão os matadores de toiros António Millán "Carnicerito de Úbeda" (que actuava com José Mata na tarde em que este foi mortalmente colhido) e Paco Bautista, bem como o rejoneador José Joaquín Moreno Silva, sendo moderador o jornalista taurino Julio César Sánchez.

Fotos D.R.

Em Outubro de 1970 José Mata toureara
em Madrid seis toiros de Conde de la Maza

A colhida fatal, em Julho de 1971, na corrida
inaugural da praça de Villanueva de los Infantes
Momento em que o toureiro era levado para a enfermaria
José Mata foi socorrido na enfermaria da praça e transportado
para o Sanatório dos Toureiros, em Madrid, onde viria a morrer
dois dias depois (foto de baixo)