segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Aficionados do Norte viveram a sua noite de festa e homenagearam figuras das arenas

Por mais que a tentem deitar abaixo, a Tauromaquia está viva e recomenda-se entre as gentes do Norte. E isso ficou uma vez provado na passada sexta-feira com a realização da II Gala dos Aficionados Tauromáquicos  do Norte, que teve lugar no Clube de Leça e contou com a presenças de várias figuras das arenas.

O evento foi solidário e a receita reverteu a favor do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, instituição da Associação Nacional de Toureiros, que ali esteve representada pelo seu presidente Nuno Pardal e também por Rui Salvador, membro da sua direcção.

A jornada começou ao final da tarde com um colóquio em que participaram o Dr. Luis Damásio, o Prof. Fernando Monteiro e o Eng. Pedro Pina de Queiroz (responsáveis pela organização das garraiadas na Póvoa do Varzim em 1979 na tradicional Queima das Fitas), que dissertaram sobre o futuro da Festa em Portugal numa óptima muito optimista. Foram moderadores o Eng. Fernando Teixeira de Sousa e o Dr. Frederico Santos de Carvalho.

Seguiu-se, a anteceder o jantar de gala, um momento de variedades animado pelo Grupo de Dança Sevilhana "Maria de Portugal" e pelo Duo Explosion, da Galiza.

Durante o jantar, foram homenageados vários toureiros: a cavaleira Soraia Costa, madrinha do Grupo de Aficionados do Norte; os cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos; António R. Telles (filho), premiado como melhor cavaleiro praticante de 2021, cujo galardão foi entregue a seu pai, por não poder estar presente; e o cavaleiro praticante Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz.

Por "toda uma trajectória", foram galardoados os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e o matador espanhol David Luguillano (grande amigo deste grupo de aficionados nortenhos). Prestou-se ainda homenagem a Luis Rouxinol, que não pôde marcar presença. Convidados desta gala estavam também o Maestro Vitor Mendes e o matador "Juanito", que também não estiveram presentes por motivos pessoais.

Por fim, rendeu-se tributo aos triunfadores da temporada: o cavaleiro João Salgueiro da Costa (distinguido como grande triunfador de 2021); o cavaleiro João Ribeiro Telles (troféu Arte e Valor); a ganadaria de São Torcato (cujo proprietário, Joaquim Alves, também não pôde marcar presença); e a Associação Nacional de Grupos de Forcados, galardoando-se simbolicamente com este prémio todos os grupos, cujo prémio foi recebido por Francisco Mira, membro da direcção da ANGF.

Marcou também presença, como convidado especial, o novo cavaleiro de alternativa Francisco Núncio.

Foram ainda distinguidos os aficionados nortenhos Fernando Teixeira de Sousa, Gonçalo Morais e Francisco Vellozo Ferreira.

O Grupo de Aficionados do Norte manifestou um voto de pesar pela morte de Dª Maria Tereza de Vasconcellos e Sá Grave, falecida nesse dia.

Fotos D.R.

Aficionados do Norte galardoaram João Salgueiro
da Costa como grande triunfador da temporada

João Ribeiro Telles distinguido com troféu Valor e Arte

Da esquerda para a direita: José Carlos Portugal, João R. Telles,
Nuno Pardal, Tristão R. Telles Guedes de Queiroz, Manuel Telles
Bastos, António R. Telles, Soraia Costa, Rui Salvador, David
Luguillano, Francisco Núncio e João Salgueiro da Costa