quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Estado clínico de Andrade Guerra evolui positivamente

Última Hora - São, graças a Deus, animadoras e menos preocupantes as notícias que temos para dar do estado clínico de Manuel Andrade Guerra, ainda internado, desde sábado, dia em que cumpriu o seu 75º aniversário natalício, na Unidade de Cuidados Intensivos da Ala Covid do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, embora os médicos admitam a possibilidade de já amanhã o passar para a enfermaria, dada a evolução positiva que tem registado.

Segundo fontes hospitalares que o "Farpas" tem em Santa Maria, os relatórios clínicos de ontem e já o desta manhã apontam para uma considerável melhoria no estado de Andrade Guerra, que contraiu covid-19, mas não se encontra entubado, mas sim apenas ventilado através de uma máscara que só lhe colocam de noite para dormir e lhe retiram de manhã. E mesmo assim, segundo as nossas fontes, com uma carga mínima de oxigénio.

O diagnóstico é de pneumonia à covid, designação clínica para quem contraiu o vírus já estando vacinado com as duas doses, o que significa que a covid tem nestes doentes um efeito "mais ligeiro e menos grave".

A Unidade de Cuidados Intensivos da Ala Covid do Hospital de Santa Maria está neste momento lotada mas, segundo as mesmas fontes, os casos mais graves (com os doentes entubados) diz apenas respeito aos chamados "negacionistas", ou seja, a doentes que não estão vacinados e contrairam o vírus - o que não é o caso do nosso querido amigo Andrade Guerra.

O conhecido jornalista e presidente emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, correspondente no nosso país do site espanhol aplausos.es, regista outras patologias que, segundo as nossas fontes, "não ajudam o panorama", nomeadamente colesterol elevado, tensão alta e outros problemas de saúde - mas todos os valores que estavam elevados baixaram substancialmente nos últimos dois dias, registando o doente consideráveis melhoras que levam neste momento, como referimos, a admitir a hipótese de vir a abandonar nas próximas horas os Cuidados Intensivos e passar à enfermaria.

As mesmas fontes adiantam que o estado clínico de Manuel Andrade Guerra evoluiu muito positivamente e é neste momento "estável e não preocupante" - felizmente.

Foto Marques Valentim/Arquivo