sexta-feira, 27 de maio de 2022

A temporada ao rubro: mais uma grande corrida ontem na Chamusca!

Três quartos da lotação preenchidos na Chamusca

Francisco Palha (melhor lide a cavalo) e Francisco Souto
Barreiros Andrade, do Aposento da Chamusca (melhor pega)

O público preencheu ontem à tarde três quartos (fortes) da lotação da centenária praça da Chamusca para assistir à tradicional - e muito agradável - corrida de quinta-feira de Ascensão, este ano mais demorada que o habitual (mas nada maçadora) por se terem lidado oito toiros, à maneira antiga.

Nota alta para os toiros da ganadaria Varela Cujo (Herdeiros), sobretudo para os lidados a cavalo, de excelente nota e irrepreensível apresentação. Dos quatro lidados a pé, destacaram-se o primeiro de Ferrera e o segundo de Dias Gomes

No oitavo toiro, a ganadaria foi premiada (merecidamente) pelo director de corrida Marco Cardoso com volta à arena, que foi dada pelo maioral António Rita com o cavaleiro Francisco Palha e o forcado Francisco Souto Barreiros Andrade, do Aposento da Chamusca - precisamente os vencedores dos troféus que estava em disputa para a melhor lide a cavalo e a melhor pega.

Francisco Palha voltou a "arrear" fortíssimo, marcando a diferença e sagrando-se absoluto triunfador das lides a cavalo, em tarde de menos inspiração de Manuel Telles Bastos

A pé, António Ferrera triunfou forte no seu primeiro toiro e demonstrou depois o grande lidador que é frente ao seu segundo, um fugitivo desinteressado a que o matador deu a volta com raça e pundonor, sendo premiado neste com duas voltas à arena.

Apesar de pouco ter toureado ainda, Manuel Dias Gomes fez jus ao seu valor e à sua arte e teve o seu momento maior no segundo toiro do seu lote, que começou a tourear de muleta de joelhos em terra, com atitude e vontade. Desenhou depois uma faena bonita e templada, defendendo com toda a dignidade as cores da bandeira nacional.

Os dois grupos de forcados da terra, Amadores e Aposento, pegaram os dois primeiros toiros à segunda e os segundos à primeira - já a seguir, vamos mostrar-lhe as sequências das quatro valentes pegas.

Dirigiu bem Marco Cardoso, que esteve ontem assessorado pelo Dr. José Luis da Cruz, médico veterinário. José Henriques brilhou com os seus toques, como sempre. A lamentar, apenas, o esquecimento de guardar um minuto de silêncio em memória de um Forcados histórico, Eurico Lampreia, falecido ontem e que amanhã vai a sepultar em Alcácer do Sal.

Ao longo desta sexta-feira, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, as sequências das pegas (já a seguir), os melhores momentos das actuações de cavaleiros e matadores - e, claro, as fotos dos Famosos que ontem estiveram na Chamusca nesta primeira corrida promovida pelo novo empresário da praça, José Luis Gomes.

Fotos M. Alvarenga

Nota alta para os toiros de Varela Cujo, sobretudo os lidados
a cavalo

Manuel Telles Bastos esteve regular e acertado no seu primeiro
toiro. No segundo, a lide foi de (muito) menos a (muito) mais
Mais dois "estrondos" de Palha! Este ano, não há quem o 
agarre!

Triunfo de peso de António Ferrera na Chamusca

Arte e brilho na segunda faena de Manuel Dias Gomes