quarta-feira, 25 de maio de 2022

Madrid, ontem: digna confirmação de alternativa de "Juanito" em tarde de triunfo de Garrido, com Luque a afirmar a sua autoridade

15.400 espectadores marcaram ontem presença na Monumental de Madrid, segundo dados divulgados pela empresa Plaza 1, para assistir ao 17º festejo da Feira de Santo Isidro em que confirmou a alternativa o matador português João Silva "Juanito" (foto de cima), apadrinhado por Daniel Luque, com o testemunho de José Garrido (que deu a única volta à arena no seu primeiro toiro, segundo da tarde).

O vento não ajudou os toureiros e os toiros de Valdefresno, bem apresentados, com cara e grandes pares de cornos, também não. Mansos e reservados, perigosos, escapou o segundo da tarde, que foi o menos mau da corrida e com o que José Garrido triunfou.

Daniel Luque, que toureava pela terceira vez em Las Ventas nesta Isidrada, afirmou a sua autoridade, o seu bom momento e todo o seu poderio de excelente lidador, sobretudo no quarto toiro da tarde, com o qual esteve valente e com imensa atitude. Foi silenciado no seu primeiro toiro e ovacionado nos médios no segundo.

José Garrido obteve o mais importante triunfo da tarde no terceiro toiro da corrida, primeiro do seu lote, em que foi premiado com a única volta à arena, merecendo uma orelha pedida pelo público e recusada pela presidência. No quinto toiro voltou a estar por cima, mas sem matéria prima para o êxito, sendo silenciado.

Os muitos portugueses que foram ontem a Madrid levavam com eles a expectativa e o sonho de ver afirmar-se no primeiro palco da tauromaquia mundial um novo ídolo do toureio nacional - mas no fim chegou a desilusão.

"Juanito" teve uma actuação muito digna e valorosa no toiro da confirmação da alternativa, mas falhou com a espada e foi silenciado. Já desmoralizado quando entrou em praça para enfrentar o último, um toiro com mais qualidade, deixou fugir o desejado triunfo, sobretudo acusando a falta de rodagem e a impreparação com que chegou "à pressa" a Madrid

Teria sido muito mais prudente rodar esta temporada pelas praças de segunda e ir a Madrid na Feira de Outubro ou na de Santo Isidro do próximo ano, já embalado e devidamente preparado. Erraram os seus mentores. Quiseram apressar em demasia a venda do produto, quando ele ainda não estava no ponto. E há erros que se pagam caros.

"Juanito" é novo e tem imensa garra. Ontem ruiu toda a áurea que lhe puseram à volta. Mas não morreu a esperança. A vida faz-se lutando. E ele tem ainda muito para dar. Apesar de esta desilusão em Las Ventas poder ter agora atrasado a sua desejada e esperada ascensão, pelo menos nos tempos mais próximos.

Fotos Ricardo Relvas e Plaza 1













"Juanito": digníssima confirmação de alternativa com o
primeiro toiro da tarde. E depois, uma presença para esquecer
frente ao último




Poderio e autoridade de Daniel Luque ontem em Las Ventas








Triunfo de José Garrido no terceiro toiro da corrida, o menos
mau dos seis de Valdefresno. Deu a única volta à arena e
merecia uma orelha, pelo menos
Um picador em apuros