quinta-feira, 26 de maio de 2022

Eurico Lampreia: velório hoje e funeral amanhã em Alcácer do Sal

O corpo do famoso forcado Eurico Lampreia - um dos maiores de tools os tempos na arte de pegar toiros - já se encontra em Alcácer do Sal, de onde era natural, na Igreja de Santo António (Frades), onde o velório vai decorrer ao longo deste dia e onde se realizarão as cerimónias as religiosas.

Amanhã, sexta-feira, pelas 11h00, celebra-se uma Santa Missa, seguindo depois o cortejo fúnebre para o Cemitério de Alcácer do Sal, onde ficará sepultado.

Eurico Gonçalves Lampreia tinha 70 anos e morreu ontem em Lisboa, em sua casa.

O grupo de forcados Amadores de Lisboa recorda-o, na sua página do Facebook, como "nome irónico do Grupo, bordado a ouro para sempre na História da Tauromaquia".

"Pilar de confiança de Mestre Nuno Salvação Barreto, homem franzino de baixa estatura que passava despercebido, desde cedo revelou capacidades estóicas na arte de pegar toiros. No momento da pega fazia-se silêncio para analisar ao pormenor a arte toureira como pisava, mandava e lidava nos terrenos dos toiros", recorda o GFA de Lisboa.


Eurico Lampreiaacrescenta o Grupo de Lisboa, "foi agraciado com inúmeros troféus, sendo de destacar o prémio “hombre de la tarde” na pega que ficou imortalizada na Feira de San Isidro em 1980 na praça de toiros de Las Ventas, em Madrid (foto de baixo) tendo ficado o público rendido a este feito histórico. A euforia à volta dessa pega foi tal, que o filme da pega passou na televisão repetidas vezes e foi noticia na imprensa espanhola durante vários dias".


Na sua publicação no Facebook, o GFA de Lisboa "presta-lhe sentida e justa homenagem na hora que retorna de volta ao criador, e, agradece toda a sua dedicação e amor inquestionável aos Amadores de Lisboa".


Que em paz descanse.


Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z e Botán