Miguel Alvarenga - O que o novo ministro da Cultura Pedro Adão e Silva, certamente por ignorância na matéria, considerou "atentatório da dignidade humana", estamos a falar da participação de anões toureiros no espectáculo cómico-taurino que amanhã se realiza na Benedita (Alcobaça), é uma tradição com muitos anos nas arenas.
Desde sempre, os mais famosos grupos cómicos-taurinos espanhóis contaram nas suas fileiras, muitas vezes como cabeças de cartaz, com anões toureiros - que sempre desempenharam a profissão com a maior das dignidades e com o maior respeito e aplauso do público aficionado.
Houve, inclusivamente, dois famosos anões toureiros que integraram um dos mais célebres grupos cómico-taurinos de Espanha e que eram portugueses, naturais da cidade de Tomar.
O grupo "Toronto", já extinto, chegou mesmo a ter um grupo de forcados composto por anões - numa clara e merecida homenagem à portuguesíssima e nobre arte de pegar toiros.
As fotos que aqui deixamos servem de exemplo ao que acabamos de dizer: toda a vida actuaram anões toureiros em espectáculos cómico-taurinos, como amanhã vai acontecer na Benedita, sem que alguma vez algum deles - profissionais da arte tauromáquica como os outros - tenha sentido minimamente que estava a ser vítima de um "atentado contra a dignidade humana".
Informe-se. Perceba isso, Senhor Ministro! E respeite os anões toureiros.
Fotos D.R.
Há muitos anos que os anões toureiros são cabeças de cartaz nos espectáculos cómico-taurinos em todo o mundo |
O grupo espanhol "Toronto" teve durante muitos anos um grupo de anões forcados, como forma de homenagem a Portugal |
Cartaz de um espectáculo do famoso grupo "El Bombero Torero" em 1964 na Nazaré, com grande destaque para a presença dos anões toureiros |