sábado, 18 de junho de 2022

Informe-se, Senhor Ministro! E respeite os Anões Toureiros!

Miguel Alvarenga - O que o novo ministro da Cultura Pedro Adão e Silva, certamente por ignorância na matéria, considerou "atentatório da dignidade humana", estamos a falar da participação de anões toureiros no espectáculo cómico-taurino que amanhã se realiza na Benedita (Alcobaça), é uma tradição com muitos anos nas arenas.

Desde sempre, os mais famosos grupos cómicos-taurinos espanhóis contaram nas suas fileiras, muitas vezes como cabeças de cartaz, com anões toureiros - que sempre desempenharam a profissão com a maior das dignidades e com o maior respeito e aplauso do público aficionado.

Houve, inclusivamente, dois famosos anões toureiros que integraram um dos mais célebres grupos cómico-taurinos de Espanha e que eram portugueses, naturais da cidade de Tomar.

O grupo "Toronto", já extinto, chegou mesmo a ter um grupo de forcados composto por anões - numa clara e merecida homenagem à portuguesíssima e nobre arte de pegar toiros.

As fotos que aqui deixamos servem de exemplo ao que acabamos de dizer: toda a vida actuaram anões toureiros em espectáculos cómico-taurinos, como amanhã vai acontecer na Benedita, sem que alguma vez algum deles - profissionais da arte tauromáquica como os outros - tenha sentido minimamente que estava a ser vítima de um "atentado contra a dignidade humana".

Informe-se. Perceba isso, Senhor Ministro! E respeite os anões toureiros.

Fotos D.R.


Há muitos anos que os anões toureiros são cabeças de cartaz
nos espectáculos cómico-taurinos em todo o mundo



O grupo espanhol "Toronto" teve durante 
muitos anos um grupo de anões forcados,
como forma de homenagem a Portugal
Cartaz de um espectáculo do famoso grupo
"El Bombero Torero" em 1964 na Nazaré,
com grande destaque para a presença dos
anões toureiros