sábado, 14 de março de 2009

Acidente esta manhã num treino: forcado de Portalegre entre a vida e a morte


A tragédia voltou a bater à porta do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. Onze anos depois da morte de Pedro Belacorça, vitimado pela farpa de uma bandarilha na arena do Campo Pequeno (1998) numa corrida "em honra" da Expo, outro jovem elemento do grupo luta neste preciso momento entre a vida e a morte no Hospital de São José, em Lisboa, para onde foi transferido num helicóptero do INEM às 19 horas, depois de grave acidente ocorrido esta manhã num treino que se realizou no tentadero da localidade de Esperança, uma freguesia de Arronches (Alentejo).
O forcado acidentado é Francisco Matias, de 25 anos, natural de Tolosa, pegador do Grupo de Portalegre há dois anos. Esta era a sua terceira temporada. A tragédia ocorreu quando Francisco realizava uma pega a uma vaca da ganadaria de Francisco Romão Tenório, em sorte de gaiola. Preparava-se, segundo elementos do grupo, para executar esta sorte na II Festa do Forcado, que em Abril se realizará na Arena D'Évora.
Embora dos "novos" do grupo comandado por Fernando Coelho, Francisco Matias (animador cultural num lar de idosos em Tolosa) era já considerado um dos futuros craques do Grupo de Portalegre.
A vaca projectou-o com arrepiante violência contra a parede do tentadero e Francisco ficou logo inanimado na arena. Gerou-se o pânico e esperou-se o pior. O forcado foi transportado para o Hospital de Portalegre, onde já pouco foi possível fazer para o salvar. Os médicos diagnosticaram "morte cerebral". Às sete da tarde, um helicóptero do INEM transportou Francisco Matias para o Hospital de São José, em Lisboa, onde lhe foi confirmado o diagnóstico fatal. 
Neste momento, o forcado está ligado à máquina, mas as hipóteses de se salvar são mínimas.

Foto cedida pelo GFAP