domingo, 15 de março de 2009

Morte cerebral: o que é



Por definição e segundo um médico explicou neste momento ao "Farpas", morte cerebral ou morte encefálica significa "a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais relacionadas com a existência consciente". Segundo o mesmo clínico, "morte cerebral é quando todo o cérebro, incluindo o tronco cerebral, perde irreversivelmente todas as suas funções".
"Em termos legais, a hora da morte é o momento em que o médico determina que o cérebro e o tronco cerebral perderam irreversivelmente todas as funções neurológicas", explica-nos o médico.
- Há esperança de recuperação? -perguntámos.
"Quando um paciente preenche estes critérios, nada mais pode ser feito por ele. O doente pode ser mantido fisiologicamente com o ventilador, mas não há esperança de recuperação, nem mesmo um estado de coma irreversível".
O cérebro desempenha funções como o pensamento, o movimento e todas as funções neurológicas que permitem ao corpo manter a pressão alterial, frequência cardíaca, temperatura corporal e funções dos orgãos. Quandon o cérebro morre, como infelizmente foi o caso do forcado Francisco Matias, "os orgãos do corpo colapsam", explica o médico que acedeu elucidar-nos sobre o estado gravíssimo em que se encontra o forcado ferido esta manhã em Arronches. E sintetiza:
"Procedimentos médicos artificiais extensos podem ser realizados para manter a função dos outros orgãos, que será o que neste momento está a ser feito em S. José ao doente referido, mas mesmo com os melhores médicos e os melhores e mais sofisticados recursos, essas intervenções são apenas e sómente medidas temporárias".
Na foto, o boxeador sul-coreano Choi Yo-Sam, vítima de derrame cerebral num combate em 2007 e que foi declarado também em estado de "morte cerebral", acabando por falecer algumas semanas depois.

Fotos D.R.