quinta-feira, 12 de março de 2009

S. Manços: quem sucede a Piteira?


Depois de ter sido o próprio cabo, Rui Piteira, a anunciar numa entrevista a Hugo Calado, no programa taurino da Rádio Campanário, que deixaria este ano a chefia do grupo de Forcados Amadores de S. Manços, já se afinam carabinas no agrupamento para encontrar o sucessor.
Piteira chefiava o grupo há dez anos, tendo sucedido a Joaquim Carvalho e é filho do popular taurino Zé André. O Grupo de S. Manços, banido desde a temporada passada da arena da própria praça da sua terra, pela empresa local, foi formado em 1965, tendo sido seu primeiro cabo o também popular Francisco Pereira, mas foi porteriormente Joaquim Azeda quem, na década de 70, elevou o grupo aos primeiros postos da tauromaquia. Em 2010 assinalam-se os 45 anos da formação do grupo e também a estreia do novo cabo.
A grande incógnita é saber quem sucede a Rui Piteira. Há, segundo o "Farpas" apurou, vários nomes na calha, sendo o de Joaquim Branco aquele de que mais se fala. Mas pode haver surpresas...
Na foto, o grupo no Campo Pequeno, há dois anos, na corrida comemorativa dos 30 anos de alternativa de Manuel Jorge de Oliveira, uma noite de êxito para este agrupamento alentejano, conquistador do troféu em disputa para a melhor pega, muito justamente atribuído a Pedro Oliveira, um dos elementos da formação de S. Manços.

Foto Emílio