segunda-feira, 23 de abril de 2012

30 espectáculos taurinos no Algarve

A Monumental de Albufeira cumpre este ano o seu 30º aniversário
(Foto Jorge Sampaio)
Fernando dos Santos (à direita), no ano passado na Monumental de Albufeira
com Virgílio Palma Fialho e Miguel Alvarenga
(Foto Rita Barreiros)



Lusa - A região do Algarve vai acolher este ano cerca de 30 espectáculos tauromáquicos, cabendo à Monumental Praça de Toiros de Albufeira o maior número de festejos para assinalar os 30 anos de actividade ininterrupta.
O matador de toiros e proprietário do tauródromo de Albufeira, Fernando dos Santos, adiantou hoje à Agência Lusa que a temporada naquela arena algarvia será constituída por 21 espectáculos (oito corridas de toiros e 13 novilhadas).
Para os meses de Julho e Agosto estão também previstos espetáculos tauromáquicos em Tavira, Monchique, Armação de Pera (Silves), Castro Marim e Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António.
Em Albufeira, a praça "baluarte" da temporada algarvia, os festejos tauromáquicos deverão começar, segundo o empresário, em "meados de Maio ou na primeira semana de Junho".
"Vamos também realizar uma corrida para assinalar os 30 anos da praça de Albufeira", adiantou.
Fernando dos Santos revelou que, ao longo da temporada, vão passar por Albufeira as grandes figuras do toureio, como João Moura, Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório (Bastinhas Jr.), Tito Semedo, Luís Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, Rui Salvador e Tomás Pinto.
De acordo com Fernando dos Santos, a maioria do público que frequenta a praça de toiros de Albufeira é constituída por "turistas estrangeiros", mas nos meses de Julho e Agosto os portugueses também marcam presença em "grande número".
O empresário reconheceu, por outro lado, que a crise financeira que o país atravessa "é péssima" para o sector.
Mas, salientou, "só no final da época faremos um balanço dos resultados financeiros".
Fernando dos Santos manifestou-se orgulhoso de ser um empresário que, ao longo de três décadas, "sempre" deu oportunidades aos novos valores, tanto no toureio a cavalo, como no toureio a pé.
O empresário é ainda proprietário da ganadaria Herdade das Sesmarias Velhas do Guadiana, ferro que pasta numa herdade pertencente à freguesia de Baleizão (Beja)
Os produtos da ganadaria são utilizados na grande maioria dos festejos realizados em Albufeira.

Fotos D.R.