sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia 25: Figuras no Festival de Sobral de Monte Agraço



Quatro grandes figuras e duas grandes promessas do toureio português compõem o cartel do festival de beneficência a realizar dia 25 de Abril, às 17 horas, no Sobral de Monte Agraço.
Em praça vão estar os consagrados cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles. Bastinhas é um cavaleiro que mantém, ao longo de três décadas de actividade profissional, uma extraordinária empatia com o público que faz dele um ídolo de norte a sul do país. Por seu turno, António Ribeiro Telles, o máximo representante da escola clássica do toureio a cavalo, vem mantendo ao longo dos anos, uma larga falange de apoiantes.
Para alternar com estas duas figuras, o jovem João Salgueiro da Costa, herdeiro de um apelido com mais de cem anos de presença nas arenas e uma das mais firmas promessas do toureio a cavalo português.
A lide a pé conta com a presença de Vítor Mendes e Luís Vital "Procuna". Mendes é uma das maiores figuras do toureio das últimas décadas, com triunfos nas principais arenas internacionais e que, apesar de oficialmente retirado, dá largas à sua afición e profissionalismo actuando em festivais de beneficência ao longo da temporada, tanto em Portugal como no estrangeiro. Luis "Procuna" é um valoroso matador de toiros que, ano após ano, tem conseguido importantes triunfos em arenas portuguesas.
Completa a lide a pé o esperançoso novilheiro Tiago Santos, aluno da Escola de Toureio "José Falcão", triunfador da temporada de 2011 no Campo Pequeno, sobre quem os aficionados portugueses concentram os olhares, na expectativa de o verem rapidamente debutar com picadores e romper como novilheiro, a caminho da alternativa.
Pegam os Forcados Amadores de Alenquer, capitaneados por Jorge Vicente, um grupo jovem que vem sabendo impor-se na difícil e incomparável arte de pegar toiros.
Serão lidados seis preciosos novilhos da ganadaria Falé Filipe, a qual, apesar da sua juventude, regista já apreciáveis êxitos.