domingo, 8 de abril de 2012

Espanha e França: poucas orelhas nas corridas de Páscoa

"El Fundi": lição e uma orelha em Madrid
Victor Barrio colhido no toiro da alternativa em Las Ventas, Madrid
Manzanares cortou a única orelha esta tarde em Sevilha

"El Fundi" cortou a única orelha da corrida desta tarde na Monumental de Madrid (meia casa), dando uma verdadeira lição de toureiro no seu primeiro toiro, terceiro da ordem. Foi silenciado no segundo, após escutar um aviso. Victor Barrio, que recebeu a alternativa, foi silenciado nos dois toiros e aparatosamente colhido no do doutoramento, sem consequências graves. Juan del Álamo confirmou a sua alternativa e foi também silenciado nos dois toiros, de José Luis Pereda, como os restantes.
Em Sevilha, com praça esgotada, a única orelha foi para José Maria Manzanares no seu primeiro toiro, sendo depois ovacionado no segundo. Morante de la Puebla foi silenciado no primeiro e ovacionado no outro, após um aviso. Daniel Luque destacou-se num imponente tércio de capote, que mereceu música. Foi ovacionado em ambos. Lidaram-se toiros de Juan Pedro Domecq, nobres e manejáveis, mas sem raça e sem casta.
Em Málaga (pouco mais de dois terços de casa), o triunfo foi de "El Juli", que cortou uma orelha no seu primeiro e outra no segundo, com forte petição da segunda. Miguel Ángel Perera deu volta ao ruedo no seu primeiro e escutou ovação no segundo. Alejandro Talavante foi ovacionado nos dois. Os toiros de Nuñez del Cuvillo foram bons na generalidade.
Em Arles, França, em dia marcado pela cornada de Ángel Teruel de manhã, lidaram-se à tarde seis toiros da mítica ganadaria de Miura, manejáveis, mas que não deram bom jogo. A única orelha foi cortada por Javier Castaño no seu primeiro, sendo silenciado no segundo. Fernando Robleño deu volta no primeiro, com forte petição de orelha e foi silenciado no segundo. Medhi Savali foi silenciado nos dois. A praça registou mais de dois terços das bancadas preenchidos e Javier Castaño obteve no final o Troféu "César Girón", atribuído pelo Comité da Feira ao triunfador desta corrida.

Fotos Julián López/aplausos.es e D.R.