sábado, 21 de abril de 2012

A história de Adriana, a quem Padilla brindou em Sevilha



Adriana Eslava, a mulher a quem Juan José Padilla brindou em Sevilha a faena do seu segundo toiro, também ela com um olho coberto por uma pala, é jornalista colombiana e filha do falecido matador de toiros Pepe Cáceres, que verdadeiramente se chamava José Eslava, falecido em Bogotá em 1987 vítima de insuficiência cardíaca na sequência de uma cornada sofrida na praça colombiana de La Pradera de Sogamoso, quando alternava com o espanhol António José Galán e o rejoneador local Dayro Chica.
Pepe Cáceres tomou precisamente a sua alternativa na Real Maestranza de Sevilha em 30 de Setembro de 1956. Foi também empresário e ganadero.
Manuel Andrade Guerra recorda na rede "Facebook" que Pepe Cáceres actuou no Campo Pequeno na noite em que Mestre João Núncio concedeu a alternativa a seu filho, José Barahona Núncio. "Parece que foi ontem e já lá vão 50 anos..." - lembra o jornalista.
Adriana Eslava perdeu o olho direito na sequência de um atentado a tiro no ano de 1987, poucos meses após a morte de seu pai. Filha do referido toureiro e de Olga Lucia Botero, ex-Miss Colômbia, Adriana superou de forma admirável esse incidente e tornou-se símbolo de uma gigantesca campanha na Colômbia a favor da utilização da pala para quem tem deficiências nalgum olho. Ensinou os demais a usá-la com orgulho e alegria, demonstrando que "para aquilo que há que ver neste mundo, um olho basta".
Apresentadora de programas de televisão no seu país, como "Magazin 7 y 30", "NTC Notícias" e "Heroes y Quorum", entre outros, Adriana Eslava ofereceu a Padilla a pala que ele usa no olho e foi uma pessoa fundamental na recuperação emocional do toureiro depois da cornada sofrida em Outubro passado em Saragoça - essa a justificação e a gratidão que motivaram o brinde do toureiro à jornalista em Sevilha.

Fotos D.R. e Arjona/aplausos.es
Adriana ontem na Maestranza de Sevilha
(Foto Paco Díaz)