segunda-feira, 16 de abril de 2012

Polémica no ar: S. Manços merecia pegar Concurso em Évora, mas...




A empresa "Toiros & Tauromaquia" de António Manuel Cardoso "Nené" marca o seu regresso à praça de toiros de Évora com uma (desnecessária) polémica entre forcados.
Por norma, o grupo vencedor do Concurso de Cernelhas nas anteriores festas do Forcado, costumava integrar o cartel da corrida seguinte na Arena D'Évora e foi isso mesmo que todos imaginaram ao presenciar, sábado passado, a vitória dos Amadores de S. Manços (foto de cima) nesse torneio, disputado na final precisamente com o grupo de forcados da cidade-museu.
Pela lógica e pela tradição, o Grupo de S. Manços deveria integrar, assim sendo, o cartel da próxima corrida de toiros em Évora, o Concurso de Ganadarias a 19 de Maio, para o qual estavam anunciados os Amadores de Évora com um posto em aberto para outro grupo... Mas não. Conforme comprova hoje o blog "tauromaquia blog" (foto da direita), o programa dessa corrida já estava em distribuição no passado sábado, antes da realização da Gala do Moço de Forcado, com os dois grupos anunciados: Évora e Aposento da Moita.
Certamente que os Amadores de S. Manços, como prémio pela sua vitória de sábado, pegarão este ano em Évora. Mas o Concurso de Ganadarias e a competição com os Amadores de Évora tinha outro sabor, lá isso tinha...

Foto Florindo Piteira/forcadoamador.blogspot.com, D.R. e tauromaquiablog.blogspot.com