quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Os números de 2013 da ANDT: 246 espectáculos taurinos em Portugal


A Associação Nacional de Toureiros (ANDT) acaba de divulgar os números oficiais da última temporada, dando conta de que se realizaram em Portugal 246 espectáculos (apesar da apregoada crise, apenas menos 32 que no ano anterior), assim distribuídos: 176 corridas à portuguesa, 12 corridas a pé ou mistas, 5 novilhadas populares, 23 festivais, 27 variedades taurinas e 3 garraiadas.
A Sociedade Campo Pequeno, S.A. foi a empresa que mais espectáculos promoveu (23) e o cavaleiro Luis Rouxinol foi o toureiro que mais actuou (49 espectáculos), embora o bandarilheiro João Prates "Belmonte" tenha superiorizado este recorde, participando em 64 espectáculos e sendo assim o toureiro nacional que mais vezes saíu nas arenas.
Manuel Dias Gomes foi o novilheiro que mais actuou (10 vezes) e no que respeita a matadores de toiros o veterano Vitor Mendes foi o que mais se exibiu (4 actuações). David Gomes e Miguel Moura foram os cavaleiros praticantes mais activos (participaram ambos em 15 espectáculos). Agostinho Borges foi o director de corridas que mais espectáculos dirigiu (39) e no campo da forcadagem os grupos que mais pegaram foram os de Alcochete e Ribatejo (24 corridas cada).

Foto D.R.