domingo, 13 de março de 2016

Leonardo Hernández: triunfo espanhol no Festival de Vila Viçosa

Leonardo Hernández mandou ontem em Vila Viçosa - foi sua a tarde.
Em baixo, Moura Júnior, também autor de uma lide enorme


Miguel Alvarenga - O rejoneador espanhol Leonardo Hernández (fotos de cima) foi ontem o grande e destacado triunfador do Festival da Rádio Campanário, em Vila Viçosa, dando duas aplaudidas voltas à arena, uma delas acompanhado pelo forcado e pelo ganadeiro Francisco Romão Tenório.
Há quase vinte anos, foi exactamente nesta praça que, alternando com João Moura e José Luis Cochicho, Pablo Hermoso de Mendoza teve o seu primeiro grande triunfo em Portugal, levando definitivamente para Espanha o ceptro do Toureio a Cavalo, cuja pátria mudava assim de lugar. Ontem, a história repetiu-se. Em cartel de cinco ginetes lusos, foi o espanhol o que mais se destacou, o que mais entusiasmou e o que mais agitou o público.
Em tarde amena e com a praça muito bem preenchida (cerca de três quartos), houve ainda a registar duas grandes actuações de João Moura Júnior (foto ao lado) e Marcos Bastinhas - enfrentaram precisamente os três exemplares do ganadeiro de Arronches, que deram excelente jogo e estavam muito bem apresentados. António Ribeiro Telles abriu praça com um novilho de Quinta de Mata-o-Demo que pouco transmitiu, levando a efeito uma lide ao seu bom estilo; Ana Batista fez bem feito o (pouco) que lhe permitiu o novilho de Prudêncio, que se fechou em tábuas; e João Ribeiro Telles iniciou a temporada ainda "muito frio"e com um toiro pouco colaborante da ganadaria de seu Avô, Mestre David.
Pegaram os grupos de forcados de Montemor e de São Manços. Pelos primeiros foram caras Bernardo Dentinho (à primeira), António Calça e Pina (à primeira) e Nuno Campelo (à terceira, com uma grande ajuda do bandarilheiro Ricardo Raimundo). Pelo grupo de S. Manços pegaram Jorge Valadas (à primeira), José Quintas (à segunda) e Jorge Silva (à segunda).
A corrida foi acertadamente dirigida por Agostinho Borges e voltou a contar com a presença do regressado cornetim José Henriques, em excelente forma e totalmente recuperado.

Amanhã, não perca: todas as fotos do VII Festival da Rádio Campanário numa grande reportagem de Maria João Mil-Homens.

Fotos Maria Mil-Homens