quarta-feira, 22 de março de 2017

"6 Toros 6" e "Aplausos": esplendor do Campo Pequeno em grande destaque nas duas principais revistas mundiais de Tauromaquia

As duas páginas com a entrevista a Rui Bento na edição desta semana da revista
"6 Toros 6" e, em baixo, as quatro que a "Aplausos" dedica também esta semana
à Temporada e à História dos 125 anos da primeira praça de toiros de Portugal
que, na óptica do jornalista Iñigo Crespo, "vive a sua época de glória"



A praça de toiros do Campo Pequeno e a sua Temporada Histórica de comemoração do 125º aniversário da inauguração estão esta semana em grande destaque nas duas principais revistas mundiais de Tauromaquia, as espanholas “6 Toros 6” e “Aplausos”, com entrevistas ao gestor taurino Rui Bento e também ao relações públicas da empresa, Paulo Pereira (este na “Aplausos”) e muitos dados e pormenores sobre o historial da Monumental de Lisboa, bem como detalhadas análises e elogiosas referências à composição dos cartéis da primeira parte da época.
Rui Bento explica, questionado pela “6 Toros 6” sobre os porquês de se anunciar sempre apenas a primeira metade do Abono e não logo as corridas todas, que há para esse facto “uma única razão: desde que estou à frente da praça, um dos meus lemas é que aquele que triunfe seja reconhecido e possa repetir. Assim como a Corrida da Beneficência em Madrid esperava os triunfadores de Santo Isidro, gosto que a segunda parte do abono de Lisboa seja para os que triunfam com força nas primeiras corridas. Creio que é uma questão de responsabilidade com o aficionado e de motivação para os toureiros. E também é bom esperar e ver como se dá a temporada em geral e ter a possibilidade de contar com aqueles toureiros que se destaquem em outras praças”.
Sobre as primeiras corridas de 2017, Rui Bento opina que se trata do “abono mais redondo dos doze anos que levo como gestor do Campo Pequeno e, modéstia àparte, parece-me que reflecte o bom momento em que está a primeira praça de Portugal, recuperando o brilho dos seus melhores anos”.
O tema Ventura volta à baila e Rui Bento repete o que disse na conferência de imprensa, mesmo depois de o rejoneador ter emitido um comunicado descartando a sua presença em Lisboa nesta temporada: “Queremos contar com Diego Ventura, mas não houve de momento acordo económico. Na conferência de imprensa transmiti que tinha reservadas algumas datas para ele, considero que não faz sentido não contar com ele e continuo com o desejo de querer contratá-lo, obviamente nas condições que sejam possíveis para a empresa”.
Na entrevista à revista “Aplausos”, Rui Bento sustenta que “conseguimos algo que não sucedia desde há 50 anos, reunir os melhores de cada uma das três modalidades do toureio”.
O jornalista Iñigo Crespo, autor da entrevista, escreve que a praça de toiros de Lisboa “vive a sua época de glória” e que “o Campo Pequeno soube ganhar a partida ao tempo e a sua própria história e chegou à comemoração dos 125 anos da sua inauguração em pleno esplendor artístico e sendo uma referência cultural e social de Lisboa”.
Rui Bento confirma as palavras do jornalista e diz que “o Campo Pequeno está na moda” e “agora encontramo-nos num processo de expansão não só em Portugal, bem como fora do país, um dos nossos objectivos é buscar o aficionado de Espanha e França que queira viver outra percepção da Tauromaquia, mas dentro da seriedade, do rigor e da categoria”.
Paulo Pereira, por seu turno, traça um breve historial dos 125 anos da praça lisboeta e refere que “o Campo Pequeno é história de Lisboa e de Portugal. É um espaço e um edifício que teve um caminhar paralelo à própria história do nosso país. Falar desta praça no presente é construir uma ponte entre o que se fez e o que resta ainda por fazer”.
E acrescenta:
“O grande segredo da praça actual é que sendo um edifício moderno e de última geração, soube manter a essência e respeitar a tradição. Aproveitaram-se todos os espaços, mas a identidade histórica da praça manteve-se inalterável”.
Por fim, Rui Bento divulga que a data mais forte da segunda parte da temporada será a de 18 de Agosto (sexta-feira), “dia em que se cumprem exactamente os 125 da inauguração da praça e queremos fazer um cartel internacional com a presença de uma grande figura. Estamos a trabalhar nisso”.