quarta-feira, 22 de março de 2017

António Romero: os danos estão controlados, mas o seu estado ainda é grave

António Romero foi já sujeito a duas operações e o seu estado é estável, embora
ainda grave. Está internado no Hospital Mocel na Cidade do México
O momento brutal em que o toiro lhe infringe a cornada e lhe detroça o recto
provocando danos gravíssimos. Em baixo, mas dois pormenores da colhida
Momento em que o toureiro era levado para a enfermaria
Domingo na Monumental do México, António Romero lidando de capote e muleta
o toiro que o colheu gravemente já no final da actuação. Chamava-se "Caporal",
tinha 526 quilos e era da ganadaria Piedras Negras, que não lidava nesta praça
há 22 anos


O estado de saúde do matador mexicano António Romero, de 29 anos, é estável, mas ainda considerado grave, depois de ter sofrido no domingo na Monumental Plaza México uma cornada brutal no rabo que, segundo o médico da praça, Dr, Rafael Vásquez Bayod, "lhe detroçou completamente o músculo esfinter e lesionou de maneira muito grave o recto".
O médico, que o operou na enfermaria, afirma que primeiramente tiveram que "controlar a hemorrogia para lhe salvar a vida e posteriormente fazer uma revisão do abdomen. Foi uma cornada muito forte, grave e profunda, aproximadamente de 30 centímetros e que provocou destroços importantes".
As fotos do acidente mostram bem como o toiro, chamado "Caporal", com 526 quilos, da ganadaria de Piedras Negras (que não lidava há 22 anos na Monumental do México) se acerca de Romero, o volteia e investe quando este cai por terra, perfurando o recto.
Depois de operado na enfermaria, António Romero foi transferido para o Hospital Mocel, na capital mexicana, onde na segunda-feira foi submetido a uma segunda intervenção cirúrgica para uma primeira reconstrução das partes afectadas.
Juan Carlos Sánchez foi o médico que o operou pela segunda vez no hospital e, em declarações à cadeia NTR Toros, informou que "o paciente está bem, aguentou perfeitamente a cirurgia, uma situação grave que pôs em perigo a sua vida pela gravidade das lesões, mas neste momento os danos estão controlados e vamos aguardar mais 24 horas para amanhã iniciar a reconstrução do recto".
António Romero nasceu em Zacatecas (México) a 12 de Junho de 1987 e debutou como novilheiro na praça "La Paloma" em Puerto Vallarta (Jalisco) em 15 de Março de 2016. Apresentou-se na Monumental do México a 5 de Setembro de 2010 e recebeu a alternativa em Zacatecas, sua terra natal, em 16 de Setembro de 2010, apadrinhado por "El Zotoluco", com o testemunho de Rafael Ortega, toureando o toiro "Artillero" da ganadaria Marrón. Confirmou a alternativa na Monumental do México a 3 de Dezembro de 2015 com o toiro "Libertador" da ganadaria Guadiana, sendo padrinho da cerimónia Francisco Marco e testemunhas Alejandro Vertiz, Juan António Adame, Oliver Godoy e Lupita López.

Fotos D.R.