quinta-feira, 22 de novembro de 2018

IVA a 6%: vitória praticamente certa da Tauromaquia no dia 29 no Parlamento




A Tauromaquia pode alcançar uma importante vitória no Parlamento no próximo dia 29, com a maioria dos deputados a aprovar o IVA a 6% para as touradas, ao contrário do que querem António Costa e a ministra da Cultura

Depois do presidente do grupo parlamentar do PS, Carlos César, também presidente do partido, ter anunciado que vai propor a votação na alteração ao Orçamento do Estado no que diz respeito ao IVA para as touradas (descida para os 6%), também o PSD, o CDS/PP e o PCP propõem a mesma alteração dessa medida fiscal, o que significa que em defesa do IVA a 23% para os espectáculos tauromáquicos ficam isolados o Bloco de Esquerda (19 deputados), o PEV (dois) e o PAN (um).
No que respeita ao CDS e ao PCP não existem dúvidas de que todos os deputados votarão a favor do IVA a 6% para a tauromaquia, tal como para os outros espectáculos culturais. São, no total, 33 votos - 18 do CDS/PP e 15 do PCP.
Quanto ao PSD, segundo refere o "Diário de Notícias", um destacado membro da direcção do grupo parlamentar afiançou que nenhum deputado da bancada social-democrata pediu liberdade de voto para votar contra a proposta de alteração ao Orçamento do Estado. O mesmo dirigente recordou ao "DN" que a liberdade de voto, "por norma", nunca se coloca quando estão em causa orçamentos do Estado. Isto pode querer dizer que todos os deputados do PSD ou, pelo menos, a esmagadora maioria dos 89, votarão pelo IVA a 6% nas touradas.
A maior incógnita está na bancada socialista onde, apesar de não se tratar de uma votação de consciência, se diz que haverá liberdade de voto. Na convicção da direcção do grupo parlamentar, a maioria dos seus 89 deputados estará a favor da alteração ao OE, mas alguns já anunciaram que votarão contra, afinando pelo mesmo diapasão do primeiro-ministro António Costa e da ministra Graça Fonseca e não pelo do presidente do partido e presidente do grupo parlamentar.
Mesmo assim, se todos os centristas, todos os comunistas, todos os sociais-democratas e a maiorioa dos socialistas votarem a favor do IVA a 6% nas touradas, serão sempre em número maioritário em relação aos 33 deputados do BE, do PEV e do PAN, pelo que não é de prever, antes pelo contrário, que a Tauromaquia saia derrotada desta votação - que decorre no próximo dia 29.

Fotos D.R.