quinta-feira, 19 de março de 2020

Concurso do Campo Pequeno: termina amanhã o prazo de entrega das propostas


Termina amanhã, sexta-feira, às "cinco en punto de la tarde", o prazo para entrega das propostas candidatas ao concurso para adjudicação da realização das seis corridas da temporada 2020 no Campo Pequeno. Apesar de todas as incertezas quanto ao recomeço das touradas, esperam-se várias - e surpreendentes - candidaturas

O site touroeouro.com divulgou ontem que já tinham sido entregues na secretaria do Campo Pequeno duas propostas de duas empresas candidatas ao concurso para a realização das seis corridas de uma temporada que ninguém sabe ainda ao certo quando se iniciará.
A Plateia Colossal de Álvaro Covões estabeleceu no caderno de encargos seis datas para a realização de corridas de toiros na primeira praça do país, deixando bem claro que as mesmas "poderão ser alteradas mediante acordo das partes". E muito provavelmente é o que irá acontecer, face à incerteza dos prazos para a sua realização, havendo quem vaticine que este ano "só lá para Julho ou mesmo Agosto se possam voltar a realizar espectáculos", tudo dependendo da evolução que venha a ter a crise do Covid-19.
A primeira data indicada é na segunda quinzena de Junho - podendo ainda ser muito cedo para que a vida esteja normalizada. Seguem-se duas datas no mês de Julho e outras duas em Agosto (quinzenais) e uma última a 3 de Setembro.
Foram vários os empresários que levantaram o caderno de encargos e há mesmo quem avente que alguns deles poderão concorrer conjuntamente.
Ferreira Paulo (Cachapim) foi o primeiro a declarar-se candidato e levantou o caderno de encargos em nome da empresa de José Luis Zambujeira porque, apesar de ser um dos mais antigos empresários taurinos nacionais, não teve actividade nos últimos três anos. Ontem, disse ao "Farpas" que estava a ponderar "não concorrer".
Luis Miguel Pombeiro - empresa Ovação e Palmas -, também ele um dos mais antigos empresários do país (realizou a primeira corrida no ano de 1989) e que gere actualmente as praças do Cartaxo, de Estremoz, da Terrugem, da Arruda dos Vinhos, da Azambuja e de Idanha-a-Nova, é garantidamente candidato - confirmou-o ao "Farpas".
José Luis Gomes, Ricardo Levesinho, Rafael Vilhais, Rui Gato Rodrigues e também a empresa Toiros & Tauromaquia também levantaram o caderno de encargos - e é muito provável que também se perfilem na corrida às seis datas do Campo Pequeno.
Nos últimos dias soaram rumores de que alguns deles se poderão apresentar em conjunto e associados a outros nomes do mundo taurino (incluindo toureiros), falando-se até em empresas mexicanas e espanholas que poderiam "escudar" algumas candidaturas. Para já, tudo são apenas e só suposições, mas como é raro haver fumo sem fogo...
Tudo está em aberto - e tudo pode acontecer até às 17h00 de amanhã. Incluindo, diz quem sabe, "surpreendentes associações" que até aqui seriam improváveis.
As propostas serão abertas meia hora após o términus do prazo para a sua entrega - portanto, às 17h30 - na presença dos representantes legais das empresas admitidas a concurso e serão depois analisadas pela Plateia Colossal durante o próximo fim-de-semana, sendo a decisão final anunciada "até ao dia 23" (segunda-feira), ou seja, pode ser anunciada ainda no fim-de-semana. A Plateia Colossal estipulou em 29.850 euros o valor de aluguer de cada data, com muitos serviços incluídos neste preço e anunciou que a vitória caberá à "maior proposta financeira" - isto é, a quem "se chegar mais à frente".

Foto M. Alvarenga