Direcção-Geral de Saúde diz que o uso de luvas de qualquer tipo, mesmo que cirúrgicas, representa “oportunidades perdidas para a higiene das mãos” e pode mesmo ser "um veículo de transmissão do vírus"
O aviso foi colocado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais: o uso de luvas na rua não é eficaz para a protecção contra a Covid-19 e, se for desadequado, pode até ser “um veículo de transmissão do vírus”.
“O uso de luvas, quando não indicado, representa um desperdício de recursos”, salienta a DGS, que nota ainda que a sua utilização incorrecta pode “resultar em oportunidades perdidas para a higiene das mãos”.
Contactada pelo "Expresso", fonte da DGS explicou que a publicação surge em resultado da avaliação do comportamento das pessoas nas ruas nos últimos dias. A chamada de atenção aplica-se a qualquer tipo de luvas, mesmo que sejam cirúrgicas ou de cozinha: nenhuma delas é eficaz como proteção se não for usada de forma própria e traz muito mais riscos do que benefícios.
“O mais importante para evitar a transmissão do vírus é lavar as suas mãos com frequência e sempre que estiverem sujas”, conclui a DGS.
Foto D.R.