Tinha 82 anos. Morreu hoje Carlos Gonçalves, compositor de famosos fados para Amília, um dos maiores guitarristas que por aqui passaram. Calem-se as guitarras que o Fado está de luto
Carlos Gonçalves nasceu em 1938, em Beja. Com 13 anos de idade apaixona-se pela guitarra portuguesa e inicia a sua aprendizagem estimulado, principalmente, pela execução e perfeição de José Nunes. Em 1957 quando se desloca para Lisboa, entra na vida artística mercê da sua destreza técnica que lhe permitiu, imediatamente, acompanhar grandes fadistas da época.
Em 1968, Carlos Gonçalves inicia a sua colaboração com Amália Rodrigues, integrando o grupo de músicos dirigido por José Fontes Rocha, a quem veio a suceder, formando então conjunto com Sebastião Pinto Varela (guitarra portuguesa), Jorge Fernando (viola) e Joel Pina (viola-baixo).
Seguem-se os anos de composição musical dedicada a Amália, muitas vezes musicando a poesia escrita pela própria Amália Rodrigues. Aqui podemos destacar especialmente os álbuns "Lágrima" e "Gostava de ser quem era" em que essa colaboração ficou documentada para sempre.
Que em paz descanse.
Foto D.R.