terça-feira, 26 de maio de 2020

Toureio nunca parou nos anos da Gripe Espanhola (1918/1920)



Manuel García Prieto era o chefe do governo durante a Gripe Espanhola de 1918 e nunca paralisou o toureio. Vivia-se a Idade de Ouro com a competição entre "Gallito" e Belmonte

A rivalidade e a paixão existentes na Festa com a competição entre Joselito "El Gallo" e Juan Belmonte (foto ao lado) terão sido fundamentais para que o toureio não parasse durante a Gripe Espanhola que entre 1918 e 1920 matou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo - recorda o site mundotoro.com.
Um século depois, ainda se desconhecem os números exactos da pandemia considerada a mais devastadora da História e nem se sabe qual foi a sua origem. Ficou conhecida pela Gripe Espanhola não por Espanha ter sido o epicentro, mas por ter sido um dos países mais afectados, com 8 milhões de pessoas infectadas e 300 mil mortes.
"Gallito" (também conhecido por "Joselito") e Juan Belmonte eram, esses sim, os epicentros da Idade de Ouro do toureio, vivida até à tarde de 16 de Maio de 1920, quando o toiro "Bailaor" em Talavera de la Reina acabou com a vida de José Gómez Ortega, reconhecido como Joselito "El Gallo" e ainda hoje referenciado como o Rei dos Toureiros - recorda o mundotoro.com.
Em 1919, apesar de o vírus da gripe continuar latente, a temporada taurina desenrolou-se com toda a normalidade e no Verão de 1920 o vírus desapareceu tal como tinha chegado.

Fotos D.R.