terça-feira, 26 de maio de 2020

Pedrito de Portugal: Carta à ministra da Cultura


Pedrito de Portugal lembra, numa carta à ministra da Cultura dada à estampa nas redes sociais, que "a vida de um toiro é a vida de um rei"

"Sra. Ministra,
"O Touro Bravo é um animal mitológico, que representa valores eternos e universais como a força, a beleza, a valentia e também a vida e a morte. É o símbolo da Península Ibérica, onde a sua presença se perde entre a escuridão dos tempos. O Touro é 'nosso' e algo único. "Uma maravilha da natureza que tem vindo a ser perfeccionada pelo Homem ao longo de mais de 500 anos. Que só existe nos países onde existe a Tauromaquia e que sem ela está condenada ao desaparecimento. 

"A vida de um Touro é a vida de um Rei. Que habita num entorno natural maravilhoso, onde se protege uma grande riqueza de fauna e flora e que também compreende um Património Cultural e Humano criado ao redor do seu cuidado e selecção. 
"Por detrás de cada Touro toureado estão os seus progenitores, seus irmãos pequenos, e todas as outras espécies que convivem com eles. Se tudo isto desaparecesse produziria-se uma catástrofe ecológica irreparável. Dentro que qualquer dos pequenos bezerros que mal força têm para correr, já palpita a bravura própria da sua estirpe. De guerreiro destinado a lutar, até entregar a sua vida e que graças a sua bravura pode retornar ao campo para perpetuar a sua linhagem. 

"Neste tempo de medo e insegurança há que apoiar mais do que nunca o impagável trabalho dos Ganadeiros. Sem eles terminaria para sempre um tesouro genético único e irrepetivel. E não há volta atrás."

Pedrito de Portugal

Foto D.R./Pedrito de Portugal/Facebook