quinta-feira, 28 de maio de 2020

Traje de luces de José Tomás rende 25 mil euros à Cruz Vermelha



O leilão do traje de luces oferecido à Cruz Vermelha espanhola pelo mítico matador de toiros José Tomás rendeu 25.100 euros.
Este acto solidário foi organizado pelo projecto "De la arena asl cesped" e integrou o plano da Cruz Vermelha na resposta do Covid-19. O valor angariado vai ser utilizado na compra de material emergente para socorrer os afectados pelo vírus pandémico.
O traje de luces doado por José Tomás é um fato malva e ouro que o diestro vestiu na sua reaparição em 2011 em Valência, depois da gravíssima cornada que sofreu na praça mexicana de Aguascalientes e que o deixou às portas da morte.
Na foto ao lado, José Tomás e Paulo Caetano com Miguel Alvarenga em Julho de 1997 na quinta do cavaleiro em Monforte, quando o toureiro madrileno esteve em Portugal para promover a corrida em que actuou mano-a-mano com Caetano na praça do Campo Pequeno (7 de Agosto de 1997). Os dois lidaram toiros dos Herdeiros de Conde Cabral e completaram o cartel os Forcados Amadores de Lisboa, sob a chefia de José Luis Gomes.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo