quarta-feira, 27 de maio de 2020

Praças de toiros podem reabrir (subentende-se das afirmações da ministra da Cultura) a partir da próxima semana


Embora não tenha sido ainda claramente explicado que as praças de toiros poderão reabrir a partir de 1 de Junho, subentende-se das palavras da ministra da Cultura que sim

Graça Fonseca, ministra da Cultura, anunciou ontem em declarações à agência Lusa que os teatros, as salas de espectáculos (onde se subentende que estejam incluídas as praças de toiros) e os cinemas podem reabrir a partir da próxima segunda-feira, 1 de Junho, com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espectadores, excepto se forem coabitantes.
Nos recintos ao ar livre tem de haver delimitações e têm de estar assinalados os locais onde as pessoas podem estar, sendo obrigatória a distância de um metro e meio entre os espectadores - subentendendo-se das declarações da ministra que sejam estas as regras para as praças de toiros.
Nos espaços fechados - que em termos tauromáquicos diz apenas respeito à praça de toiros do Redondo, a única que é coberta e não abre - é obrigatório o uso de máscara e terá de haver higienização dos espaços entre espectáculos ou sessões.
As regras para reabertura das salas de espectáculos, dos teatros e dos cinemas foram definidas pelo Ministário da Cultura em diálogo com a Direcção-Geral de Saúde e serão revalidadas a 15 de Junho.
Se assim for e se nada em contrário for definido, as corridas de toiros podem ser retomadas já a partir da próxima semana, o que pode levar alguns empresários que já cancelaram espectáculos pars os próximos meses a rever essas situações. 
Vamos aguardar para entendermos melhor esta situação e não embandeirarmos em arco antes do tempo. A ministra, como é hábito, nunca falou em praças de toiros, mas em declarações anteriores afirmou que as regras eram iguais para todos.

Foto D.R.