segunda-feira, 25 de maio de 2020

Forcados do Aposento da Moita comemoram hoje 45 anos de glória

José Manuel Pires da Costa (ao meio), o cabo fundador, com um
grande forcado dos inícios do grupo, José Romão da Silva (Bobi)
e Miguel Alvarenga


O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita está hoje em festa. Nasceu há 45 anos. E fez a diferença. Parabéns a vocês!

 "Faz 45 anos às 5 da tarde, que arrancou o mais bonito projecto de escola, valores, valentia e altruímo que alguma vez se realizou, no mundo da cultura: o incrível Aposento da Moita", recordou há momentos no Facebook o cabo fundador do grupo, José Manuel Pires da Costa.
Foi no dia 25 de Maio de 1975 que o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita pela mão do seu cabo fundador, Dr. José Manuel Pires da Costa, fez a sua primeira aparição na praça de toiros "Daniel Nascimento" na Moita
São 45 anos de história gloriosa, comandados por oito cabos, José Manuel Pires da Costa, Manuel Duque, João Simões, Hélder Queiroz, Tiago Ribeiro, José Pedro Pires da Costa, José Maria Bettencourt e actualmente Leonardo Mathias
Pelo grupo passaram centenas de elementos que honraram e dignificaram o bom nome do Aposento da Moita e do Forcado Amador.
Nascido de uma divergência no seio grupo dos Amadores da Moita, nos tempos conturbados da revolução, o novo grupo da Moita teve a sua estreia há exactamente 45 anos na tarde de 25 de Maio de 1975, na emblemática praça de toiros "Daniel do Nascimento", na Moita do Ribatejo - que esta temporada comemora o 70º aniversário da sua inauguração.
A partir da data da sua fundação o grupo passou a actuar em várias praças, atingido rapidamente os primeiros lugares da forcadagem, competindo, de igual para igual, com os melhores grupos da época. Logo nos primeiros dez anos de actividade, o grupo apresentou-se nos principais “santuários” da tauromaquia mundial.
Em Portugal todas as feiras  e todas as grandes praças do país foram percurso obrigatório do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita: Santarém, Évora, Moita, Alcochete, Montijo, Salvaterra, Abiul, Sanjoaninas - Terceira (Açores), Almeirim, Cartaxo, Viana do Castelo, Nazaré, Montemor, Setúbal, Vila Franca, etc., terras por onde foram distribuindo amizade e altruísmo. Sem esquecer a Catedral, o Campo Pequeno, onde somaram inúmeras tardes e noites de glória.
Mas o grupo tem, igualmente, um vasto palmarés internacional, tendo pegado no México, Macau, Grécia, Venezuela, Califórnia, Espanha (incluindo a Monumental de las Ventas, em Madrid) e França, sendo por isso mesmo um dos grupos de forcados mais internacionais do país.
Em tempo de pandemia, e depois de adiadas as primeiras participações do grupo na temporada de comemoração dos seus 45 anos - apesar de no início do ano terem ainda actuado no México - esperemos que que o Aposento da Moita consiga ainda este ano assinalar, com a força e a dignidade que se impõem, na Feira de Setembro na sua praça, tão importante e significativa efeméride.
A todos os grandes forcados que ao longo destes 45 anos honraram a portuguesíssima arte de pegar toiros e tão bem dignificaram a imagem do Forcado Amador e a jaqueta do Aposento da Moita, a todos os valentes cabos que o comandaram, ao Nuno Carvalho "Mata", exemplo de vida, a todos os Amigos que ao longo dos anos tivemos e temos nesse grande "projecto de escola, valores, valentia e altruímo que alguma vez se realizou, no mundo da cultura", aqui abraçamos hoje neste dia tão especial para tosos eles - Parabéns e Obrigado!

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.