quarta-feira, 1 de julho de 2020

Centenário de Amália: RTP esqueceu o filme "Sangue Toureiro"?

Amália e Diamantino Vizeu, dois ídolos de Portugal, foram os
protagonistas do primeiro filme a cores da História do Cinema em
Portugal, "Sangue Toureiro". Em baixo, o cartaz do filme quando
foi exibido em Espanha


A RTP 1 está a anunciar, a propósito do centenário de Amália, e exibição dos filmes "Capas Negras" e "História de uma Cantadeira". Parece ter esquecido "Sangue Toureiro", em que a Diva contracena com Diamantino Vizeu...

Maurício do Vale, reconhecido crítico tauromáquico e antigo comentador e autor de um programa semanal de Tauromaquia na RTP, lamentou ao "Farpas" que, a propósito do centenário de Amália, que se celebra neste mês de Julho, o canal público esteja a anunciar a exibição, em breve, de dois filmes protagonizados pela Diva - "Capas Negras" e "História de uma Cantadeira" - e "se tenha esquecido de outro, 'Sangue Toureiro', que por sinal foi o primeiro filme a cores realizado em Portugal" e em que Amália Rodrigues contracena com Diamantino Viseu, o célebre toureiro que em 1947 se tornou o primeiro matador de toiros nacional (fotos).
"Sangue Toureiro", realizado por Augusto Fraga em 1958, é um melodrama romântico sobre a trajectória do filho de um rico lavrador que se deixa seduzir por uma bela fadista e pela vida boémia de Lisboa. Torna-se toureiro e acaba por ser abandonado pela fadista, a pedido da mãe dele, casando com a sua noiva original depois de uma colhida na arena. 
"Sangue Toureiro" foi a primeira longa metragem a cores do cinema nacional, onde Fraga adapta habilmente a fórmula "fado e toiros" a uma história de paixões perigosas e arrebatadoras que foi na época da sua estreia um grande sucesso. 
Destaque para as já referidas presenças de Amália Rodrigues e Diamantino Viseu à cabeça de um elenco que conta ainda com as participações de Josefina Silva (mulher do grande António Silva), Fernanda BorsattiCarmen Mendes, Paulo Renato e Raul Solnado.
Esperemos que a RTP ainda se lembre deste filme e o exiba também - pela importância que teve por ser o primeiro a cores e também pelo facto de ter sido protagonizado por dois grandes ídolos deste país.

Fotos D.R.