quarta-feira, 1 de julho de 2020

Presidente da APET esclarece: "Todas as praças, e não só algumas, vão poder reabrir com 50% da lotação"



A reunião de ontem no Ministério da Saúde com o presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos foi um primeiro passo para alterar as recentes normas da DGS para a retoma da actividade e ainda esta semana pode ser autorizada a utilização de 50% da lotação das praças de toiros

Foi esta manhã noticiado em alguna orgãos de comunicação social que as touradas já podem recomeçar com a utilização de 50% da lotação das praças, mas apenas nas "mais modernas" (com cadeiras) e nas de maior dimensão, mas o presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Paulo Pessoa de Carvalho (foto de cima) garantiu há momentos ao "Farpas" que essas notícias "não correspondem à realidade".
E explicou:
"Exceptuando as eventuais incapacidades provadas de alguns recintos, o que ficou ontem acordado foi que as normas da DGS que limitavam a lotação das praças de toiros vão ser alteradas e todos os recintos poderão utilizar 50% das suas lotações. Não apenas as praças que têm cadeiras ou as praças de maiores dimensões".
A reunião de ontem no Ministério da Saúde não foi virtual (por video-conferência), mas sim presencial. Paulo Pessoa de Carvalho foi o único representante do sector tauromáquico e o encontro teve as presenças do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, do inspector-geral da IGAC, Silveira Botelho e de técnicos da DGS.
Acrescenta Paulo Pessoa de Carvalho:
"O que pedimos foi equidade e igualdade em relação a todos os outros espectáculos culturais, abdicando de algumas coisas, como, por exemplo, das voltas à arena, que numa primeira fase podem não existir. Mas as novas normas que vierem a ser estipuladas e que deverão ser anunciadas ainda esta semana ou no início da próxima, vão abranger todas as praças, exceptuando, como referi, algumas em que isso seja comprovadamente impossível; e não apenas as praças de maior dimensão ou as praças que tenham cadeiras. À partida, todas poderão reabrir com a utilização de 50% das suas lotações, foi isso que ficou acordado na reunião de ontem".
Outra norma que será adoptada vai obrigar toureiros e forcados a sujeitarem-se antecipadamente ao teste da Covid-19 (foto ao lado), por forma a que todas as pessoas que se encontrem na trincheira (número vai ser drasticamente reduzido) estejam em segurança nas corridas.
"A reunião, que estava pedida pela APET desde Abril, foi extremamente positiva", conclui Pessoa de Carvalho.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.