terça-feira, 24 de maio de 2022

Foi pena...

Miguel Alvarenga - Tenho pena, acho que todos temos pena, que tenha sido assim. E não será por ter sido assim que deixarei de acreditar no "Juanito" como toureiro de futuro. Nuestros hermanos é que, muito provavelmente, o puseram já na fronteira.

Houve presença e dignidade no toiro da confirmação da alternativa, que não teve raça nem qualidade. Mas a dignidade do toureiro esteve lá. No último, que era algo complicado, mas perfeitamente toureável, "Juanito" andou completamente à deriva, sem a mínima atitude, fruto da assustadora impreparação com que o atiraram à pressa para Madrid, protagonizando até uma espantada a correr em direcção às tábuas quando se viu desarmado. E no fim, foi por pouco que o toiro não foi vivo aos currais....

Mau de mais para ser verdade. Uma tarde perdida para os muitos portugueses que foram a Madrid...

"Juanito" não presta? De modo algum. Presta e muito. É bom toureiro. Esteve a um passo de salvar a monotonia em que vive o toureio a pé em terras de Portugal. Criou-se uma áurea em sua volta, quase um mito. Que esta tarde, de repente, ruiu como um baralho de cartas.

"Juanito" acabou? Não, claro que não. Mas a porta certamente ficou fechada em Espanha, regressa ao ponto zero, às praças da Extremadura. E começa tudo de novo outra vez. Como se não tivesse havido um antes.

E a culpa foi de quem? Os toureiros sonham, têm sonhos, alimentam sonhos. Certamente que "Juanito" sonhou, na ingenuidade da sua ainda pouca idade, chegar a Madrid e sair pela porta grande, abrir de par em par as portas a uma carreira de glória. Ele é o que menos culpa tem.

Todos os outros, os que o rodeiam, muito em especial os apoderados, foram os culpados deste desaire - o Rui Bento foi matador de toiros, tem toda a experiência do mundo... e permitiu que isto acontecesse... O Joaquín Domínguez é um taurino experiente e sabedor...  e permitiu que isto acontecesse... O pai do "Juanito" também é toureiro e também é taurino... e permitiu que isto acontecesse.

Um toureiro não pode ir ao primeiro palco do mundo da tauromaquia - Las Ventas, Madrid - com a arrepiante e assustadora impreparação e uma tão grande falta de rodagem como "Juanito" ali esteve hoje. Se não estava preparado - e eles todos sabiam que não estava -, que esperasse. Iria quando estivesse.

"Juanito" chegou a Madrid depois de dois anos de pandemia em que toureou - ele e todos - pouquíssimo. Chegou a Madrid depois de este ano ter toureado apenas dois festivais em Portugal - o de Mourão e o do Dia da Tauromaquia na Moita -, uma única corrida de toiros em Higuera la Real e mais um festival em Campanário. E isso já foi há um mês...

Apresentar-se em Madrid sem estar rodado, sem estar minimamente preparado, não é só um acto de loucura. É um crime de quem o permitiu.

Por menos que isto, já muitos toureiros acabaram. "Juanito" é novo, tem garra, tem alma - e sonha. E por isso acredito que não vai desistir. Mas a realidade é que hoje andou para trás, voltou à estaca zero e perdeu de uma vez por todas a áurea que tinha à sua volta. Melhores dias hão-de vir.

Por morrer uma andorinha, nunca acabou a Primavera. Mas quando menos se espera, às vezes chega o Inverno a correr, com raios e coriscos. E lá se vai a Primavera...

Força, Toureiro!

Fotos Plaza 1 e Canal Toros