sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Caso Santarém/Reguengos": outro comunicado, este do apoderado Penedo


Também Francisco Penedo (foto ao lado), apoderado do cavaleiro Luis Rouxinol, veio a público, através deste comunciado, esclarecer a sua posição face à polémica, já conhecida, da repetição de cartéis a 6 de Junho em Santarém e a 10 em Reguengos:


Não sou de alimentar polémicas, e rejo-me por princípios como a clareza, a frontalidade e o respeito.
Fui educado segundo o princípio de respeitar todas as pessoas, independentemente de serem consideradas mais ou menos importantes por terceiros, pelo que falo franca e honestamente com os meus interlocutores.
Todas as Empresas, enquanto empresas ou enquanto cavalheiros (subentenda-se pessoa bem formada e educada) das quais fazem parte, me merecem o mesmo respeito, desde que também me respeitem.
Penso que fique inequivocamente clarificada a educação que rege a minha forma de estar na vida, e consequentemente na festa!
A profissão de tractorista, é-me tão respeitosa como a do médico, do toureiro, do empresário, do advogado, do jornalista, do veterinário, do varredor de rua..., porque desde que cada uma delas seja desenvolvida com empenho e honestidade, são inequivocamente todas necessárias.
Devo ainda esclarecer que ao contrário do que possam pensar, não sou tractorista, mas sim gerente de uma Firma que por algum motivo já existe há 40 anos, e é devidamente credenciada no mercado em que se insere, representando uma conceituada marca de tratores; mais um motivo para respeitar um tractorista.
Esperemos que a questão do "tractorista" fique esclarecida de vez!
Enquanto apoderado do cavaleiro Luís Rouxinol, penso que tenho continuado no trilho do meu antecessor, isto é tenho trabalhado sempre no sentido de tentar colocar o Luís o melhor possível, respeitando sempre todos os intervenientes da Festa (cavaleiros, empresários, apoderados, ganadeiros, forcados, peões de brega, veterinários, etc.).
Se me permitem, a imagem não se gasta!!!
Ao contrário do que dizem por aí, quantos milhões de pessoas passam em frente de uma obra de arte, e esta cada vez mais se valoriza!!!
Relativamente aos empresários, claro está que não me posso pronunciar, dado que não sou empresário! Poderei dar uma opinião, mas afinal vivemos em democracia e todos temos direito a ter uma opinião, desde que dada educadamente.
Espero sinceramente, ter esclarecido de vez qualquer tipo de mal entendido, uma vez que não faz parte dos meus parâmetros, retratar-me publicamente, pois quando tenho alguma coisa a dizer a alguém é a essa pessoa que directa e frontalmente me dirijo e não ao público, que nada teve a haver com  assunto!

Francisco Penedo

Foto D.R./cortesia F. Penedo