sábado, 2 de Novembro de 2013

Hoje no Montijo: eles vão eleger as melhores pegas na festa de exaltação ao Forcado Amador

Francisco Costa Montezo
Carlos Empis
Mário Guarda e João Pedro Bolota. Na foto de baixo, Miguel Alvarenga

É já esta tarde, a partir das 16 horas, na Monumental do Montijo, o primeiro dos espectáculos da grande festa de final de temporada de exaltação ao Forcado Amador.
Pela primeira vez, os forcados irão pegar toiros sem serem lidados, mostrando toda a sua galhardia e valentia num acontecimento único a não perder. Hoje, dia 2 e amanhã, domingo, dia 3, decorrerão as primeiras eliminatórias desta grande demonstração e no dia 17 haverá a grande final.
O júri escolhido para eleger hoje e amanhã as melhores pegas (sairão três grupos vencedores em cada tarde, disputando depois a final) é composto por Francisco Costa Montezo (antiga glória dos Amadores do Montijo e ex-cabo dos sempre lembrados Forcados Amadores Lusitanos), Carlos Empis (antigo cabo dos Forcados Amadores de Santarém), João Pedro Bolota (antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete), Mário Guarda (antigo forcado dos Amadores do Montijo) e Miguel Alvarenga (director do "Farpas").
O sorteio dos toiros, todos eles pertencentes à ganadaria de D. João Dias Coutinho, efectua-se dentro de momentos, ao meio-dia e o espectáculo terá início às quatro horas da tarde.
Cada grupo dispõe de 10 minutos para efectuar a sua pega e a mesma terá início quando o respectivo cabo assim o entender e ordenar a colocação do toiro, pelos peões de brega que participam nestes espectáculos. Só serão admitidas pegas de caras e as mesmas serão avaliadas de acordo com critérios normais e usuais. As entradas são ao preço único de 5 euros e não haverá lugares marcados.
Embora por vezes encoberto, há sol e não vai chover durante o dia de hoje e de amanhã.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.