quarta-feira, 15 de março de 2017

Cartel de luxo em Colóquio este sábado em Póvoa e Meadas



O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte juntamente com a Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, realizam este próximo sábado, dia 18, um evento de divulgação e preservação da tauromaquia. Este "Tributo à Tauromaquia" em Póvoa e Meadas (Portalegre) surge num momento em que a nossa cultura está a ser desrespeitada e atacada por falta de conhecimento e ignorância. Cabe a nós promover e divulgar a nossa cultura, as nossas tradições e sobretudo não termos medo de assumir que somos aficionados taurinos.
Colaboram neste evento, para além dos Municípios de Castelo de Vide e Monforte, várias figuras da tauromaquia nacional.
Depois da actuação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, pelas 10h30, haverá às 11h00 um Colóquio no Salão Paroquial com um painel de luxo formado pelo cavaleiro Paulo Caetano, o matador Rui Bento Vasquez, o forcado António José Zuzarte, o ganadeiro Francisco Romão Tenório e o jornalista e crítico taurino Miguel Alvarenga, sendo moderador o também jornalista Hugo Teixeira, que reaparece após dois anos afastado do mundo tauromáquica.
Serão ainda prestadas homenagens a figuras das arenas daquela localidade, nomeadamente o cavaleiro João Carlos Folgado, o bandarilheiro José Terrinca e os forcados António Landeiro, Joaquim Belo, António Alegria e João Galhofas.
Pelas 15h30 na praça de toiros de Póvoa e Meadas haverá demonstrações de toureio a cavalo, de toureio a pé e de pegas, a cargo, respectivamente, do cavaleiro amador Pedro Afonso, dos alunos da Escola de Toureio da Azambuja e do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.
No Salão Paroquial está patente uma Exposição de Fotografia Taurina da nossa companheira de trabalho Maria João Mil-Homens, bem como outra com o espólio do cavaleiro João C. Folgado e do bandarilheiro José Terrinca.