sexta-feira, 10 de março de 2017

Mendes e Bento presentes: Morante recebeu em Madrid IX Prémio Taurino "ABC"

A foto de família dos toureiros com o rei emérito D. Juan Carlos, vendo-se
entre outros os matadores lusos Vitor Mendes e Rui Bento 
Duas Majestades
D. Juan Carlos fez a entrega a Morante do IX Prémio Taurino do Jornal "ABC"
em cerimónia que decorreu ontem em Madrid
Morante de la Puebla e Pepe Luís Vásquez, que amanhã, sábado, reaparece em
Illescas, com a presidente-editora do jornal "ABC", Catalina Luca de Tena
D. Juan Carlos com os toureiros, conversando com Jaime Ostos e "Litri"
O Dr. Pedro Marques com o matador Jiménez Fortes. Em baixo, destaque da
foto de família, vendo-se Ángel Peralta, Curro Vásquez, Cristina Sánchez, Palomo
Linares e, atrás, os homens fortes das empresas de Madrid e Lisboa, Simón Casas
e Rui Bento


Os matadores de toiros portugueses Vitor Mendes e Rui Bento Vasquez, bem como o conhecido aficionado Dr. Pedro Marques e o antigo bandarilheiro e apoderado José Alexandre foram as presenças nacionais que ontem estiveram ao lado de Morante de la Puebla quando em Madrid recebeu, das mãos do rei emérito D. Juan Carlos, o IX Prémio Taurino "ABC", em cerimónia que decorreu na Casa de ABC, o prestigiado diário madrileno, representado ao mais alto nível pela presidente-editora Catalina Luca de Tena e pelo seu director, o jornalista Bieito Rubido.
Presentes diversas Figuras do toureio, como Ángel Peralta, Victoriano Valência, Andrés Vásquez, Jaime Ostos, Curro Vásquez, Palomo Linares, Pepe Luís Vásquez, "Espartaco", Cristina Sánchez, Miguel Baéz "Litri", Eduardo Dávila Miura, Jiménez Fortes, assim como o apoderado Pablo Lozano e Simón Casas, novo empresário da Monumental de Madrid.
No acto, marcaram honrosa presença, também, cinco ministros do governo de Espanha: os da Defesa, Maria Dolores de Cospedal; do Interior, Juan Ignacio Zoido; da Educação, Cultura e Desporto, Iñido Méndez de Vigo; e da Agricultura, Isabel García Tejerina.
D. Juan Carlos enalteceu a trajectória do matador Morante de la Puebla, que, disse, "encarna como poucos o valor da tauromaquia entendida como arte clássica e actual". Sua Majestade voltou a fazer a defesa da arte tauromáquica, louvando "os valores associados à Tauromaquia, uma realidade presente deste sempre no nosso país, e em outras nações irmãs, que influenciou com a sua mensagem, a sua estética e significados, muitas outras artes", reafirmando o seu, desde sempre, incondicional apoio: "Sempre podeis contar com o meu apoio".

Fotos ABC/aplausos.es e D.R.