Juan José Padilla galardoado com o importante Prémio Nacional de Tauromaquia pelo Ministério da Cultura e Desportos de Espanha. E nós, por cá, tudo ao contrário...
Enquanto em Portugal uma infeliz ministra da Cultura insulta milhões de portugueses aficionados e pretende impor uma ditadura de "gostos" - só falta dizer os livros que podemos ler e os filmes que devemos ver... -, em Espanha o Ministério da Cultura e Desportos acaba de galardoar o heróico matador de toiros Juan José Padilla com o prestigiado Prémio Nacional de Tauromaquia, galardão com que o governo espanhol reconhece todos os anos o labor meritório de uma pessoa, entidade ou instituição no exercício das diferentes actividades e manifestações da Tauromaquia.
O júri, reunido hoje no Ministério da Cultura e Desportos, quis reconhecer a figura do famoso toureiro "no ano da sua retirada dos ruedos, em reconhecimento a uma extraordinária carreira de vinte e cinco anos, em que lidou cerca de mil e quinhentas corridas de toiros, alcançando incontestáveis triunfos nas principais praças do mundo".
E afirma que "a concessão deste Prémio representa o reconhecimento aos valores próprios da Tauromaquia, como o esforço, a entrega e a capacidade de superação, que se projectam mais além dos ruedos e que se encarnam na personalidade e na trajectória de Juan José Padilla".
O Prémio Nacional de Tauromaquia tem o valor de 30 mil euros.
Foto D.R.