sábado, 8 de junho de 2019

Campo Pequeno viveu as emoções dos valentes do forcão na 40ª Capeia Arraiana

Rui Bento com o presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo dos Santos
As emoções do forcão, esta tarde na arena do Campo Pequeno, na demonstração
da tradicional tauromaquia popular do Concelho do Sabugal


Na praça de toiros do Campo Pequeno viveram-se esta tarde as emoções dos valentes do forcão na 40ª Capeia Arraiana, que regressava a Lisboa depois de nos últimos anos se ter realizado noutras praças do país.
Tauromaquia popular tradicional do Concelho do Sabugal, registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Capeia Arraiana é um espectáculo único de emoção, de paixão, de alegria e muitos nervos, já que os homens têm que aguentar as investidas do toiro no forcão.
Só no mês de Agosto estão agendadas 14 Capeias Arraianas no Concelho do Sabugal. Esta tarde no Campo Pequeno, sairam à arena toiros das ganadarias Palha, Veiga Teixeira e Canas Vigouroux, trazidos à capital por José Manuel Duarte, carismático "ganadero" que há 25 anos fornece para as capeias os cerca de 80 toiros que todos os anos compra a ganaderos nacionais para este efeito.
O espectáculo de hoje foi presidido por António Robalo dos Santos, presidente da Câmara do Sabugal e contou também com as presenças da administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende e do director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento.

Fotos M. Alvarenga