O forcão está a ser montado para mais logo os homens do Sabugal enfrentarem as investidas dos toiros na arena do Campo Pequeno |
Em redor da praça de toiros vivem-se desde ontem os Santos Populares e já está montado o Arraial da Casa do Sabugal. Mais logo, às 16h30, realiza-se a 40ª Capeia Arraiana |
Está tudo a postos para a realização de um espectáculo único e a que vale a pena assistir, a Capeia Arraiana, que esta tarde, a partir das 16h30, se realiza na praça de toiros do Campo Pequeno.
De entre as muitas e diversificadas festividades do concelho do Sabugal, a Capeia destaca-se pela sua singularidade e originalidade – utilização do forcão na lide do toiro bravo - e pelo facto de ser uma manifestação comum a muitas localidades. A Capeia é, assim, a expressão de cultura popular aglutinadora de uma identidade territorial mais abrangente que o espaço da comunidade do sítio.
Registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Capeia Arraiana é a expressão mais enraizada da cultura sabugalense e que dá aos raianos um forte sentido de pertença, um orgulho ímpar e um sentido de comunidade. Vale mesmo a pena ver.
No exterior da praça, decorre já o Arraial da Casa do Sabugal. Desde ontem que em redor da praça de toiros está instalado o maior Santódromo de Lisboa para a comemoração dos Santos Populares.
Venha daí ao Campo Pequeno!
Fotos D.R. e Nuno Almeida/tauronews.com