O antigo matador de toiros espanhol Dámaso Gómez morreu esta manhã, aos 90 anos, no Hospital Clínico San Carlos de Madrid, vítima de um acidente vascular cerebral.
O conhecido "León de Chamberi", bairro madrileno onde nasceu a 1 de Abril de 1930, vestiu-se pela primeira vez de luces com 17 anos de idade em Lillo (Toledo) e aos 19 apresentou-se na praça madrilena de Vista Alegre, debutando depois em Julho de 1950 na Monumental de las Ventas (Madrid).
Considerado um toureiro especialista em ganadarias duras, tomou a alternativa a 25 de Maio de 1953 na praça de Barcelona, apadrinhado por Júlio Aparício, com o testemunho de Manolo Vásquez, com toiros de Alicio Tabernero, confirmando-a em Madrid a 6 de Junho de 1954 com Rafael Ortega e Juan Montero, que também confirmava nessa tarde a alternativa, sendo os toiros de Eusebia Galache.
Confirmou depois também a alternativa na Monumental do México ao lado dos matadores Curro Ortega e Miguel Ángel e do rejoneador Ángel Peralta.
Em Setembro de 1981 despediu-se do público de Madrid toureando seis toiros em Las Ventas, quatro de Puerto de San Lorenzo e dois de Manuel San Román e uma semana depois, a 21 desse mês, cortou a coleta na praça de Salamanca lidando uma corrida de Conde de la Corte ao lado de Juan José e "Espartaco".
Dámaso Gómez deixa viúva, mas nunca teve filhos.
Que em paz descanse.
Fotos D.R.