terça-feira, 5 de maio de 2020

Maestro José Samuel Lupi cumpre hoje 89 anos de vida

José Samuel Lupi: histórico cavaleiro cumpre hoje 89 anos de vida
Figura carismática da Feira da Golegã
Há dois anos com Morante de la Puebla numa tenta em Rio Frio
Abos 60, com José Maldonado Cortes e o seu apoderado de sempre
em Espanha, o saudoso Jacinto Alcón
Na Moita, em casa de José Manuel Pires da Costa, José Lupi com
João Cortesão, Miguel Alvarenga e o anfitrião. Em baixo, na praça
de Alcochete em tarde de homenagem


O Maestro José Samuel Lupi cumpre hoje 89 anos de vida. Parabéns a você!

Natural de Lisboa, onde nasceu a 5 de Maio de 1931, o famoso cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi assinala hoje o seu 89º aniversário e daqui lhe enviamos um fortíssimo abraço de Parabéns e os desejos de que por cá continue muitos mais anos com saúde e a eterna juventude que o caractaeriza.
Licenciado em Engenharia Silvícola pelo Instituto Superior de Agronomia, José Samuel Pereira Lupi debutou na praça do Campo Pequeno como cavaleiro amador em 1955, depois de em 1947 se ter estreado em público, com 17 anos, na praça "Palha Blanco" em Vila Franca. João Branco Núncio e D. Francisco de Mascarenhas foram os seus mestres.
A 16 de Junho de 1963 recebeu a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por Mestre João Núncio, lidando o toiro "Verdugo" da ganadaria de Mariana Passanha. Completaram o cartel os cavaleiros Manuel Conde e David Ribeiro Telles e os grupos de forcados de Santarém e Montemor.
A 12 de Outubro desse mesmo ano de 1963 fez a sua apresentação na Monumental de las Ventas, em Madrid e em 1970 passou a integrar em Espanha ao lado de Álvaro Domecq e dos irmãos Ángel e Rafael Peralta o célebre "Quarteto de Apoteose". Toureou em todos os cantos do mundo, de Espanha a França à América Latina, nomeadamente na Venezuela e na Colômbia, sendo ainda hoje referenciado como um dos grandes nomes do toureio equestre a nível mundial.
Nos anos 50 chegou a integrar o grupo de forcados Amadores de Santarém. José Lupi vestiu-se pela última vez de toureiro para dar a alternativa a seu filho Manuel a 8 de Maio de 2008 no Campo Pequeno. Em 2016 a Administração da empresa da primeira praça do país honrou a sua gloriosa trajectória concedendo-lhe o prestigiado Galardão Prestígio.

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus/Arquivo, Frederico Henriques e D.R.