O cavaleiro Marco José assinala hoje 25 anos de alternativa, recebida na Corrida TV no Campo Pequeno em 1995, apadrinhado por Paulo Caetano
Marco José recebeu a alternativa na praça do Campo Pequeno na 31ª Corrida RTP há exactamente 25 anos, a 6 de Julho de 1995, tendo sido seu padrinho o Maestro Paulo Caetano, que esta temporada também comemora 40 anos de alternativa. O saudoso Raul Nascimento, que também apoderava Caetano, era ao tempo também seu apoderado.
Testemunharam a alternativa de Marco José os cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador e José Manuel Duarte e os forcados do Aposento da Moita numa noite em que se lidaram toiros da ganadaria de José Luis Sommer D'Andrade.
Comemorar devidamente a efeméride era a intenção de Marco José, que em início do ano a comunicou, mas a pandemia veio alterar tudo. O cavaleiro de Leiria alimenta, contudo, a possibilidade de ainda este ano poder tourear numa corrida especial para comemorar os 25 anos de alternativa.
O toureiro, recorde-se, estava ligado a um ambicioso projecto de promoção da Tauromaquia na China, que neste momento está suspenso pela pandemia da covid-19.
Na sua página do Facebook, escreveu hoje:
"Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer a todos os que estiveram sempre ao meu lado com amizade, dedicação e acreditando. Mas é tudo o que posso fazer, usar palavras para agradecer a todos a entrega, paixão, dedicação e empenho por estes anos.
"A vossa ajuda, presença e apoio, nestes 25 anos como cavaleiro tauromáquico profissional, como família, amigos e aficionados, são muito importantes para mim, e nunca vou esquecer tudo que fizeram por mim".
Foto Emílio de Jesus/Arquivo